Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Na próxima segunda-feira (27/10), a Prefeitura de Curitiba dará início à requalificação da Rua Holanda, no trecho entre a Rua Costa Rica e a Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no Bacacheri. O projeto prevê melhoria da acessibilidade e da mobilidade, com implantação de novas calçadas, estreitamento da via em pontos de travessia, ciclovia, piso tátil e paisagismo.
O projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as ações serão coordenadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) como parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba). Este é o maior programa de obras da história da cidade, reúne intervenções concluídas, em andamento e novas ações que vão transformar a infraestrutura e os serviços públicos da cidade até 2028.
Prioridade ao pedestre
De acordo com o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, a finalidade é melhorar a qualidade de vida nos bairros, além de ofertar ganhos de mobilidade para a população.
“O objetivo é valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana, além de favorecer o comércio local e promover segurança nos deslocamentos, dando prioridade ao pedestre e, ao mesmo tempo, criar novas conexões cicloviárias e favorecer a acessibilidade”, explicou.
A previsão é de que os trabalhos se estendam por 100 dias a partir do início da obra. Os bloqueios de trânsito poderão ocorrer eventualmente, mas serão parciais e variáveis. Durante as ações para requalificar as calçadas não poderá haver de trânsito de pedestres no local.
Melhorias em 1.860 metros
Assim como nas transformações realizadas na Avenida Erasto Gaertner, que recebeu passeios mais amplos e planos, a intervenção na Rua Holanda também prevê a implantação de calçadas de concreto ao longo de 250 metros de extensão, perfazendo uma área total de melhorias urbanas de 1.860 metros.
Para realizar as mudanças, as equipes coordenadas pela SGM vão alterar o posicionamento dos meios-fios, ampliar a área da calçada e implantar rampas acessibilidade nas esquinas.
Travessia encurtada
O projeto do Ippuc também prevê a implantação de ciclovia em CBQU do lado direito da via e manutenção do estacionamento para carros do lado esquerdo.
Entre as melhorias de acessibilidade previstas, estão estreitamentos nos pontos de travessia, reduzindo o tempo necessário para transpor a rua e o risco de acidentes de trânsito.
As mudanças na paisagem urbana na Rua Holanda priorizam os pedestres, que poderão circular com mais segurança conforto, além de tornar a região mais atrativa e valorizada.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.