Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saiba como conseguir

Prefeitura e Sebrae ajudam empresas a entrar no Tecnoparque com elaboração gratuita de projeto

Vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, recebe a visita do presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Adriano Krzyuy. Foto: Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Sebrae/PR vai auxiliar, com a elaboração de 40 projetos, empresas que desejam ingressar no Tecnoparque. O programa da Prefeitura e do Vale do Pinhão incentiva negócios de base tecnológica da capital a implantarem projetos inovadores, oferecendo a redução da alíquota do ISS de 5% para 2%.

A iniciativa beneficia empresas enquadradas no regime de lucro real ou presumido que desejam submeter um projeto para avaliação do Tecnoparque, mas não têm condições de arcar com os custos de elaboração.

A partir desta sexta-feira (14/11), as 40 primeiras empresas que solicitarem o auxílio terão o projeto elaborado gratuitamente, com apoio de consultores especializados do Sebrae. A partir do 41º projeto, o Sebrae custeará 50% do valor, e o empresário arcará com os outros 50%.

As solicitações devem ser feitas por e-mail ao Sebrae/PR: dpleuka@pr.sebrae.com.br

As empresas que não podem custear integralmente o projeto contam com essa opção, mas também podem buscar outras consultorias ou elaborar o documento por conta própria.

Como proceder depois do projeto pronto

Com o projeto concluído, inicia-se a etapa seguinte do processo, que é o encaminhamento ao Tecnoparque. A gestão do programa é feita pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável por receber e analisar as propostas.

O envio deve ser feito por e-mail para: tecnoparque@curitiba.pr.gov.br

Após o envio, o documento passa por validações contábil, jurídica e técnica. Se aprovado, o projeto segue para o Comitê de Fomento (COFOM), que emite parecer opinativo. Em seguida, a proposta é encaminhada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e à Secretaria de Finanças, que realizam a análise final e deliberam sobre a aprovação.

Com o projeto aprovado, a empresa passa a ter direito à redução da alíquota do ISS de 5% para 2%.

Quem já participa

Empresas que já participam do programa e têm projetos válidos continuam com o benefício ativo, mas devem submeter novamente a proposta quando o prazo de validade expirar. Novas empresas podem solicitar o benefício a qualquer momento, seguindo o mesmo processo de aprovação.

Segundo o secretário Paulo Martins, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em fortalecer o ecossistema de inovação e garantir que mais empresas possam se beneficiar do programa.

“Com essa parceria, estamos garantindo que nenhuma boa ideia fique de fora do Tecnoparque por falta de recursos. Queremos que as empresas de tecnologia cresçam, inovem e gerem empregos. Essa é uma ação concreta de apoio ao empreendedor que acredita na cidade e investe em inovação”, afirmou Paulo Martins.

“Esta iniciativa dará acesso para que pequenas empresas possam solicitar projetos ao programa Tecnoparque. Assim, esperamos que o número de pequenas empresas que desejam acessar o ISS Tecnológico possa aumentar no município”, afirma Vinicius Galindo de Mello, consultor do Sebrae/PR.

Atendendo à demanda dos empresários

A parceria com o Sebrae/PR foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) após uma visita do presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Adriano Krzyuy, ao vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

Durante o encontro, Adriano destacou a importância das recentes mudanças promovidas no decreto do Tecnoparque, que tornaram o processo mais claro e acessível. Ele também manifestou preocupação com empresários que desejam participar do programa, mas não têm condições financeiras de contratar um consultor para elaborar o projeto técnico exigido para adesão. A partir dessa demanda, a Secretaria firmou a parceria com o Sebrae/PR.

O presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, ressaltou que a medida demonstra o alinhamento entre o poder público e o setor produtivo.

“É uma sinalização importante da Prefeitura no sentido de reter e fortalecer as empresas de tecnologia em Curitiba. O Tecnoparque é um incentivo real para quem investe em inovação, e essa parceria com o Sebrae vai ajudar muitas empresas a se adequarem ao novo decreto e aproveitarem a redução do ISS”, destacou Adriano.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, lembrou que o Tecnoparque é mais do que um benefício fiscal.

“O programa funciona como uma grande rede de negócios que conecta e potencializa o desenvolvimento de empresas de tecnologia e inovação. Essas empresas fazem parte do Vale do Pinhão e contribuem diretamente para o fortalecimento da economia criativa e inteligente da cidade”, enfatizou.