Ir para o conteúdo
Obras nos bairros

Prefeitura de Curitiba recupera passarela e ruas da Regional Boa Vista

Reconstrução de passarela em madeira na Rua Júlia Domingo Bortolotto, no Abranches. Curitiba, 23/01/2026. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Moradores dos bairros Abranches e Cachoeira agora podem fazer a travessia com conforto e segurança sobre o Rio Belém. A Prefeitura reconstruiu a passarela que liga as ruas Júlia Domingo Bortolotto e Rolando Salin Zappa Mansur.

O trabalho foi realizado por equipes coordenadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e foi necessário porque a estrutura anterior foi danificada com a ação das fortes chuvas.

A Prefeitura de Curitiba mantém um trabalho permanente de manutenção em pontes e passarelas da cidade, sejam elas de madeira, concreto ou metálicas.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, as ações incluem vistorias estruturais, reforço de fundações, recuperação de guarda-corpos e melhorias no pavimento das travessias, assegurando segurança e mobilidade à população. 

169 pontes e passarelas recuperadas

Em 2025, a Prefeitura realizou a manutenção de 169 pontes e passarelas nos bairros, como parte das ações do PRO Curitiba, o maior programa de obras e reformas da história da cidade, que prevê mais de R$ 6 bilhões em investimentos até 2028 para melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade e qualidade de vida.

“A recuperação de pontes e passarelas nos bairros é prioridade para a Prefeitura de Curitiba, assim como as grandes obras de mobilidade urbana, porque essas estruturas são fundamentais para garantir a acessibilidade, a segurança e o direito de ir e vir da população”, destaca o secretário.

Acesso garantido

Manter a manutenção em dia das passarelas de madeira é fundamental para facilitar o acesso da população a vários equipamentos municipais. Esta passarela do Abranches dá acesso ao CRAS Cachoeira, CMEI Maria Aparecida Buscardin e Escola Municipal Romário Martins.

A passarela fica sob a nascente do Rio Belém e tem 25 metros de comprimento. A reconstrução envolveu a troca de peças avariadas do tablado e também do corrimão para dar mais segurança aos usuários. A Prefeitura também recuperou as calçadas na cabeceira dos dois lados do equipamento para facilitar a mobilidade dos moradores.

Os moradores Luiz Gonçalves e Vandoiu Gonçalves são pai e filho e residem na região há mais de quatro décadas. Eles falaram sobre a importância da passarela para a região.

Para Luiz Gonçalves, o equipamento é muito importante para os moradores.

“A passarela dá acesso às escolas e ao CRAS (Cachoeira), por isso é importante manter ela sempre em boas condições”, disse.

O filho, Vandoiu, endossa a declaração do pai, mas sugere mudanças para maior durabilidade do equipamento.

“Esta passarela já foi reconstruída muitas vezes. É importante a manutenção da Prefeitura. A reforma foi muito boa, mas nós queremos pedir uma passarela de concreto, que seria uma solução definitiva”, disse Vandoiu, que sugeriu a elevação da entrada do equipamento no lado da Rua Rolando Salin Zappa Mansur.

“Quando chove, ali é o primeiro trecho que alaga”, justificou.

Fala Curitiba

Os moradores podem fazer solicitações de obras à Prefeitura através do programa de consultas públicas Fala Curitiba, que ocorre entre março e agosto de cada ano, com etapas abertas à participação para definir prioridades dos 75 bairros da capital.

As primeiras fases ocorrem pelo Fala Móvel e internet. Depois, são realizadas as reuniões presenciais nos bairros que definem as prioridades comunitárias, que foram incluídas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Recuperação do pavimento

Na Regional Boa Vista, a Prefeitura concluiu a requalificação do pavimento da Rua Mateus Leme, no trecho entre as ruas Coronel Brasilino Moura e Dr. Nelson de Souza Pinto.

O trabalho foi realizado por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM), com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana nos bairros da cidade.

A recuperação do pavimento foi realizada numa extensão de 500 metros pelo sistema de fresa e recape descontínuo, que efetua os reparos apenas nos trechos degradados do asfalto. A intervenção alcançou uma área de 1.500 metros. A via já recebeu nova sinalização horizontal no trecho.

Reciclagem no Taboão

Na Rua Prodócimo Lago, no bairro Taboão, no trecho entre a Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas e Eugênio Flor, prosseguem os trabalhos de recuperação do pavimento.

Coordenada pela Smop, a intervenção vai recuperar 1.400 metros da rua. O método utilizado é o da reciclagem, que transforma vias desgastadas em pavimento renovado e mais resistente e consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado, que é misturado com cimento e compactado para formar uma nova base para a nova pavimentação e, por último, a aplicação de duas camadas de asfalto.

As equipes já aplicaram a primeira camada de asfalto em toda extensão do trecho. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de janeiro.