Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inspiração

Prefeitura de Curitiba realiza sonho de aluno atleta de encontrar ídolo da ginástica artística

A convite do secretário Jean Pierre Neto, Arthur Zanetti conheceu o ginasta e estudante curitibano Lorenzo de Oliveira, de 10 anos, da Escola Municipal São Miguel, no bairro CIC. Foto: Divulgação/SECOM

O estudante curitibano Lorenzo de Oliveira, de 10 anos, está matriculado no 6º ano da Escola Municipal São Miguel, no bairro CIC. Depois de frequentar as aulas pela manhã, o jovem atleta segue para uma academia especializada em ginástica artística no Cabral, onde busca se superar em treinos diários nas argolas, no cavalo com alças, nas barras paralelas e no seu aparelho preferido, o solo.  

Na última quarta-feira (14/5), a rotina do ginasta foi quebrada por uma visita muito sonhada por ele. Lorenzo foi surpreendido com a chegada do seu maior ídolo na ginástica artística, o medalhista olímpico brasileiro Arthur Zanetti, um dos maiores nomes da ginástica artística nacional e mundial. 

Medalhista olímpico, Arthur Zanetti inspira alunos de escola municipal de Curitiba
Estudantes de escolas e creches da rede municipal de Curitiba começam a ser vacinados
Ensino sobre segurança no trânsito nas escolas municipais ficará mais curioso com óculos de realidade virtual

Toda a timidez do menino deu lugar a um sorriso largo, um brilho no olhar por estar perto e poder conversar com o primeiro brasileiro e latino-americano a conquistar uma medalha olímpica de ouro, nas argolas (Londres 2012). “Espero um dia ser como você. Eu treino todo dia e, mesmo sendo muito difícil às vezes, eu não desisto”, afirmou Lorenzo. 

Tão emocionado quanto o menino, Arthur Zanetti não escondia o encantamento com a dedicação de Lorenzo ao esporte, sendo tão pequeno. 

“Eu comecei com a mesma idade dele, 10 anos. Sei o quanto é puxado e como é preciso ter muita disciplina e determinação para seguir treinando”, disse o atleta de 35 anos, que em janeiro deste ano anunciou o encerramento de sua carreira na ginástica artística. Ele pretende, a partir de agora, atuar no esporte como professor e técnico. 

Zanetti agradeceu ao secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, o convite para conhecer Lorenzo, antes do ginasta participar de um talk show para estudantes da rede municipal de educação, durante a tarde do mesmo dia. 

“Em fevereiro, eu me encontrei com o Lorenzo para incentivá-lo a seguir treinando, pois ele estava muito estressado com a rotina diária e até chegou a pensar em desistir, e ele me confidenciou que era fã do Arthur Zanetti. Então busquei conciliar um encontro deles com um bate-papo com outros alunos”, contou Jean Pierre Neto.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Jean Pierre Neto, secretário municipal da Educação.


Trajetória

Desde os 7 anos, quando ainda estudava no Centro de Educação Integral (CEI) Raoul Wallenberg, no Butiatuvinha, Lorenzo já chamava a atenção dos professores de Educação Física. Ao observar seus alunos, a professora Ana Alice Moraes Silvério percebeu que ele tinha facilidade nos saltos, piruetas e cambalhotas. A professora sugeriu que a mãe, Silmara de Oliveira, procurasse uma escola de ginástica artística. 

“Além dos treinos, o cuidado envolve acompanhamento com psicólogo do esporte, nutricionista, entre outros profissionais. É interessante porque ele é o único da família com esse talento, desde muito pequeno, e buscamos dar todo incentivo e suporte”, observou Silmara.

Hoje, o menino de 10 anos tem uma rotina de treinos intensa. São quatro horas e meia por dia, cinco vezes por semana, no contraturno. O esforço tem sido recompensado. O estudante já tem dezenas de medalhas e um potencial imenso. Sua última conquista foi o bronze no Torneio Nacional Loterias Neutrox, realizado em novembro do ano passado em Palmas (TO), que teve cerca de mil atletas inscritos de todo Brasil.