O medalhista olímpico brasileiro Arthur Zanetti, um dos maiores nomes da ginástica artística nacional e mundial, compartilhou sua história de sucesso com estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba. O atleta participou, nesta quarta-feira (14/5), no Memorial Paranista, do talk show Papo de Gigantes, com 60 alunos de duas turmas da Escola Municipal Ulysses Silveira Guimarães que praticam ginástica durante as aulas de Educação Física.
Tons de rosa, branco e lilás vão dar um colorido diferente ao canteiro central da Avenida Silva Jardim
Prefeito de Curitiba vistoria serviços de drenagem no entorno do futuro parque do papa Francisco
No aniversário da Rua da Cidadania Matriz, Sacolão da Família tem promoção de hortifrútis, a R$ 1,99 o quilo
“Quero agradecer muito a presença do ídolo Arthur Zanetti. Em minha gestão vamos estimular ainda mais estes encontros entre estudantes da nossa rede e grandes atletas, como forma de incentivar a prática esportiva nas escolas”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel, que abriu o talk show.
Zanetti iniciou o bate-papo parabenizando a Prefeitura de Curitiba por oferecer às crianças da capital a oportunidade de se desenvolverem no esporte. “É muito importante, desde a infância, terem o apoio de professores capacitados e a estrutura necessária”, disse ele. O atleta afirmou que se sente honrado de estar próxima das crianças e poder contribuir com o desenvolvimento delas.
“Aproveitem a oportunidade e continuem a praticar seus esportes favoritos. Quem realmente quiser vai chegar onde eu cheguei. Basta acreditar”, afirmou Zanetti.
O campeão de ginástica artística deixou um recado a todos os jovens que participaram do talk show e que sonham representar o Brasil nas mais diversas competições. “Espero poder ajudar e inspirar vocês a terem um futuro lindo dentro do esporte. Divirtam-se, dediquem-se e estudem que a recompensa vem”, concluiu Zanetti.
Trajetória
Arthur Zanetti participou das principais competições de ginástica artística do mundo (olimpíadas, campeonatos mundiais e jogos pan-americanos), conquistando 13 medalhas de ouro e seis medalhas de prata, entre elas: ouro na Olimpíada de Londres 2012, ouro no Campeonato Mundial de 2013 e prata na Olimpíada do Rio 2016, todas na modalidade argolas.
Nos Jogos de Londres 2012, o paulistano tornou-se o primeiro brasileiro e latino-americano a conquistar uma medalha olímpica de ouro em qualquer das categorias de seu esporte.
Atualmente com 35 anos, Zanetti anunciou em janeiro o encerramento de sua carreira como atleta de alto desemprego. Ele pretende, a partir de agora, atuar no esporte como professor e técnico.
Compromisso
O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, reforçou que esses encontros promovidos pela pasta fazem parte do compromisso da gestão Eduardo Pimentel de incentivo à prática esportiva nas escolas municipais.
“São momentos especiais, que incluem bate-papos, talk shows, apresentações de atividades esportivas dos estudantes e o compartilhamento de experiências dos atletas”, acrescentou Jean Pierre Neto.
O secretário lembrou ainda que, além das aulas de Educação Física, a secretaria oferece prática de movimento durante o contraturno escolar. Além disso, lembrou ele, há parcerias com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), como o programa Escola+Esporte=10, que ocorre nas Ruas da Cidadania também no contraturno escolar.
Bem cedo
Os 60 alunos da Escola Municipal Ulysses Silveira Guimarães, no bairro Abranches, são do 3º ano do Ensino Fundamental. Eles ficaram encantados em conversar com o medalhista olímpico brasileiro.
“Ele começou bem cedo, com 10 anos, quase com a minha idade”, disse a estudante Elena Kloster Cachuk, de 8 anos.
João Guilherme dos Santos Lima, 8 anos, ficou impressionado com o tempo dedicado a treinamentos por Arthur Zanetti na ginástica artística. “Ele só não treinava no domingo”, frisou ele, que gosta de praticar outro esporte, o futebol.
Encontro especial
Antes do talk show de Zanetti com os estudantes, dois momentos especiais ocorreram no Memorial Paranista. O bate-papo foi aberto com uma apresentação de alunos da Escola Municipal Tomaz Edison de Andrade Vieira, dedicada à educação especial. Os estudantes emocionaram com reinterpretação de Thriller, de Michael Jackson.
O medalhista olímpico também se encontrou com o estudante da Escola Municipal São Miguel, Lorenzo de Oliveira, de 10 anos, jovem talento e promessa da ginástica artística em Curitiba. Eles estiveram juntos à convite do secretário Jean Pierre Neto, que soube que Zanetti era o grande ídolo do aluno da escola na CIC.