Técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estiveram na vila Iguape (Boqueirão), nesta quarta-feira (24/9), para mapear famílias que serão beneficiadas pelo projeto Ecodistrito Belém - iniciativa da Prefeitura que integra o Programa Curitiba Resiliente.
No dia anterior, terça-feira (23/9), a equipe, composta por arquiteta, assistentes sociais e articuladores da Cohab, já havia visitado a vila Parque Náutico, também no Boqueirão, para o mesmo levantamento.
O trabalho de mapeamento tem como objetivo identificar o número de imóveis residenciais e comerciais dentro da poligonal do projeto, tanto nas áreas que serão regularizadas quanto nas localidades onde as famílias serão reassentadas em novas casas. O levantamento da Cohab começou em 2024, na Vila Cidadania, no bairro Uberaba.
“O mapeamento feito pela nossa equipe vai embasar a elaboração de projetos visando a aprovação do financiamento para o Ecodistrito Belém. Temos bastante trabalho pela frente para viabilizar o início desta importante intervenção”, explica o presidente da Cohab, André Baú.
450 casas
O Ecodistrito Belém prevê a construção de 450 novas moradias para famílias em situação de vulnerabilidade, que hoje vivem em áreas de risco ambiental e social. O projeto vai transformar a região, tornando-a mais resiliente às mudanças climáticas, por meio do fortalecimento de estruturas ambientais, sociais e econômicas nos bairros Boqueirão e Uberaba.
Além das novas moradias, a iniciativa inclui a implantação de um parque linear com o conceito de cidade-esponja, a instalação de um barracão de reciclagem de resíduos do programa EcoCidadão e a criação do EcoHub Belém, um espaço voltado para a geração de negócios e oportunidades sustentáveis.
Esperança
Moradores da região receberam a notícia com otimismo. Rosângela Leonor, 52 anos, auxiliar de limpeza e moradora da vila Parque Náutico há três anos, acredita que a iniciativa trará mudanças positivas. “Uma bênção que a Prefeitura olhou para nós”, disse.
A vigilante Amanda dos Santos, 37 anos, que vive há 15 anos na comunidade, também demonstrou esperança. “Aqui é complicado, por estar muito perto da linha de trem acaba sendo perigoso. Outra coisa que incomoda é a sujeira. Fico feliz em saber que estão pensando em um projeto que vem para melhorar nossa vida”, afirma.
Além do Ecodistrito Belém, o Programa Curitiba Resiliente conta com a Reserva Hídrica do Futuro e o Hipervisor Urbano. Para execução do programa, a Prefeitura negocia um financiamento de € 100 milhões com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) . A proposta de empréstimo foi aprovada em dezembro de 2024 pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério de Planejamento e Orçamento. Com a contrapartida do município, o total de investimentos chega a € 125 milhões.