Texto: Marina Chioca Anater| Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Prefeitura de Curitiba é classificada com o nível “ótimo” na edição do Índice de Transparência e Governança Pública - Municipal (ITGP-M) 2025, da organização Transparência Internacional - Brasil, divulgado nesta terça-feira (7/10). Com 87,5 pontos de 100, Curitiba obteve a maior nota entre os municípios da região Sul avaliados e a terceira entre as capitais brasileiras analisadas, ficando atrás apenas de Vitória (ES) e do Rio de Janeiro (RJ).
A capital paranaense se destacou nas categorias Transparência Financeira e Orçamentária (96,9), Legal e Comunicação (95), Engajamento e Participação (92,3).
A pesquisa também avaliou o comportamento dos municípios em relação à Adaptação Climática. A capital conquistou a classificação “boa”, com 78,57 pontos. Nesta categoria, Curitiba ocupa o 1º lugar entre os municípios avaliados no Paraná.
Melhora significativa
Em 2024, Curitiba possuía a classificação “regular”, com a nota 48,3. O avanço para a nota “ótima” é fruto de um trabalho conjunto liderado pela Controladoria-Geral do Município (CGM), em articulação com a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) e participação das demais secretarias municipais.
“A transparência é um compromisso da nossa gestão e um dever nosso com a sociedade. Vamos trabalhar cada vez mais para aperfeiçoar esses mecanismos e aproximar o cidadão do poder público”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
“O resultado comprova o compromisso da Prefeitura de Curitiba com uma gestão ética, aberta e responsável. Desde o início do ano, temos trabalhado para tornar a transparência mais acessível e compreensível para todos", disse o controlador-geral do Município, Bruno Pandini. "Agradeço ao prefeito Eduardo Pimentel pela confiança e pela autonomia concedida à CGM e parabenizo toda a equipe pelo empenho coletivo que tornou esse avanço possível”, completou.
Desde o início da atual gestão, a CGM promoveu reuniões e ações com foco técnico para aprimorar o Portal da Transparência e facilitar o acesso do cidadão às informações públicas, alguns dos fatores que resultaram no aumento da transparência na gestão municipal.
ITGP
O levantamento analisou 329 prefeituras em 11 estados. São consideradas práticas de transparência, integridade, participação social, dados abertos e combate à corrupção.
O índice é uma ferramenta criada pela Transparência Internacional - Brasil, uma organização que atua na promoção da integridade e no combate à corrupção. O levantamento foi realizado por organizações locais da sociedade civil, com apoio técnico e metodológico da Transparência Internacional – Brasil.
Dos 329 municípios analisados no módulo geral, apenas 49 (14,9%), incluindo Curitiba, foram classificados como “ótimos”; 43 municípios (13,1%) foram tidos como “bons”; 93 (28,3%) considerados “regulares”; 126 (38,3%) ficaram com um nível de transparência considerado “ruim”; e 18 (5,5%) entraram na classificação “péssima”.
O ITGP classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência.