A Prefeitura de Curitiba encerra as cinco edições do Mutirão do MEI nesta semana com duas oportunidades para os microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos negócios (formalizados ou não) buscarem serviços e orientações gratuitas: nesta terça-feira, o evento será realizado na Rua da Cidadania Boa Vista; na quinta-feira, na Rua da Cidadania Fazendinha. O atendimento é gratuito, por ordem de chegada, entre as 9h e 17h.
Entre os serviços que serão prestados gratuitamente pelas equipes dos dez Espaços Empreendedor e do Sebrae/PR está o apoio àqueles que têm dúvidas sobre como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), obrigatória a todos os MEIs. A data limite de entrega da documentação ao governo federal é neste sábado, 31 de maio.
“Todo microempreendedor individual deve fazer a DASN anualmente. Quem ainda não enviou o documento, pode contar com nosso apoio”, explica a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus.
Para realizar a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa, referente a 2024. A entrega do documento deve ser feita mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano. O atraso no envio pode gerar multa ao MEI.
O Mutirão do MEI é realizado pela Prefeitura, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o Sebrae/PR.
Público-alvo
O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não), quem é microempreendedor individual (MEI) e a quem quer começar a empreender.
“Curitiba tem 216 mil MEI formalizados; descentralizamos os mutirões pelos bairros da cidade para que mais microempreendedores se formalizem ou recebam informações sobre como fazer sua empresa crescer. Queremos que se tornem pequenos, médios, grandes negócios, que gerem empregos e fortaleçam a economia da nossa capital paranaense”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Durante o Mutirão, equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae-PR vão ofertar serviços como:
- Formalização e alteração do MEI*;
- Regularização de débitos;
- Emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
- Cadastro da empresa como fornecedora de produtos e serviços para a Prefeitura de Curitiba no e-Compras (para participação de editais de licitação e Fundo Rotativo);
- Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que deve ser enviado até 31/5.
*Para abertura do MEI, é necessário apresentar, no dia do Mutirão, documentos pessoais e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. Para a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa, referente a 2024.
Capacitação
Em cada um dos eventos, será realizada uma qualificação profissional gratuita, voltada ao empreendedorismo. Para essas capacitações, é possível assegurar vaga antecipada, com a inscrição online pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba. No Boa Vista, será realizada a palestra Dicas práticas para desenvolver o comportamento empreendedor, que será nesta terça-feira (27/5), das 10h às 12h.
Já no Fazendinha, a capacitação será sobre as oportunidades para MEIs em editais públicos da Prefeitura, na quinta-feira (29/5), das 9h às 12h. Sobre esse tema, apenas em 2023, Curitiba movimentou R$ 3,27 bilhões por meio de editais e licitações, por exemplo, que são oportunidades para o MEI.
Programação do Mutirão do MEI 2025
27/5 (terça-feira) - Rua da Cidadania Boa Vista
- Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
- Palestra: Dicas práticas para desenvolver o comportamento empreendedor – 10h às 12h
- Inscrições para a palestra: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba
- Endereço: Avenida Paraná, 3.600 - Boa Vista
29/5 (quinta-feira) - Rua da Cidadania Fazendinha
- Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
- Oficina: Oportunidades em editais públicos: descubra o que Curitiba tem para você – 9h às 12h
- Inscrições para a oficina: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba
- Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700 - Fazendinha