Na próxima terça-feira (27/5), o público do Paiol Digital será recebido no Teatro Paiol, a partir das 19h, com música brasileira, na voz afinada e treinada de Antonio Tatit Holtz, 88 anos, que se tornou cantor aos 81, em uma transição de carreira surpreendente, das Ciências Exatas para a Arte.
Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo Guia Curitiba. Na noite do Paiol Digital, os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível, como ingresso social.
Tatit também será um dos palestrantes do evento Ted Talk do Vale do Pinhão, em que vai contar sua história, que inclui ter ocupado cadeira do Ministério de Minas e Energia do governo Sarney, em 1989, como interino do então titular da pasta, Vicente Fialho.
“Confesso que, nesses dias em que eu era o ministro, torcia para não ter nenhuma decisão de grande repercussão a ser tomada”, contou Tatit, que chegou ao cargo depois de quase duas décadas de trabalho na Eletrobras (privatizada em 2022), onde foi diretor e conselheiro. No Paiol Digital, adianta, vai detalhar um pouco mais de sua trajetória no setor.
UFPR, OEA e BID
Formado em Engenharia Civil pela USP em 1960, já havia, na juventude, mostrado seus dotes vocais nas serenatas para Graciema Pimentel, que se tornou sua esposa, e nas festas de aniversários de amigos. Mas, à época, Antonio seguiu seu rumo na Engenharia. A profissão também o levou a dar aulas na UFPR e trabalhar na Copel, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Cantor aos 81 anos
Foi em 2017, aos 81 anos, quando já conciliava o trabalho de consultor do BID com a tarefa de levar as netas às aulas de canto, que mudou de rota para uma nova profissão. Decidiu que, em vez de aguardar as meninas saírem da aula, ia se tornar mais um aluno da turma.
Tomou gosto e, a partir de 2023, já aposentado, recebeu um convite de amigos dos tempos de Aliança Francesa (onde estudou em 1965 e conseguiu uma bolsa para, no ano seguinte ir estudar na França) para fazer uma apresentação com músicas em francês. Daí, novos convites foram surgindo.
“A partir de 2024, só me dediquei a cantar, não parei de trabalhar”, fala o cantor, responsável por diversas tarefas da nova rotina, como escolha de repertório, aulas de canto, ensaio, escolha dos parceiros de palco, agenda de apresentações.
Mais convidados
Além do engenheiro-cantor, o Paiol Digital de maio terá as participações do CEO para a América Latina da Electrolux, Leandro Jasiocha, que começou seu trabalho na empresa há 19 anos no setor de manufatura da fábrica de Curitiba; e da fundadora da empresa de alimentos saudáveis Nutfree, Débora Trinkaus, que recebeu investimento no programa Shark Tank.
O Paiol Digital é uma das ações do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
Serviço
Paiol Digital Especial
Data: 27/5 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Teatro Paiol (Rua Coronel Zacarias, 51 - Prado Velho)
Ingressos: gratuitos pelo Guia Curitiba, com opção de ingresso-social, com entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento