Ir para o conteúdo
Gestão de resíduos

Prefeitos aprovam assuntos administrativos e o orçamento de 2026 para o Conresol

Prefeito Eduardo Pimentel com prefeitos da Região Metropolitana, preside assembleia do Conresol. Curitiba, 05/12/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM


O prefeito Eduardo Pimentel presidiu, na tarde desta sexta-feira (6/12), a 60ª Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). Essa foi a última reunião do ano do Conresol e tratou de assuntos administrativos, o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato com a empresa credenciada e também discutiu a proposição orçamentária para o exercício de 2026.

Eduardo Pimentel, que é o presidente do Conresol, falou que o ano de 2025 foi bem produtivo e com muito trabalho para o consórcio, com muitos avanços. 

“Hoje tivemos uma discussão muito boa, é muito importante essa união de todos os prefeitos da região metropolitana”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.


"Contem comigo e com Curitiba. No início do ano conseguimos comprovar a necessidade e garantir o aumento da vida útil do aterro sanitário de Fazenda Rio Grande. Vamos avançar ainda mais com o tratamento dos resíduos no futuro próximo”, completou Pimentel.

Toda a apresentação da Assembleia foi feita pela secretária-executiva do Conresol, Rosamaria Milléo Costa. A secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, também explicou que o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato com a empresa credenciada será aplicado a partir de janeiro de 2026, a partir da previsão orçamentária do exercício de 2026.

Os secretários municipais do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, e a assessora jurídica do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias, também acompanharam a 60ª Assembleia Geral do Conresol. 

Conresol

O consórcio é formado por Curitiba e 25 municípios da região metropolitana e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos gerados por 3.475.511 moradores. A média diária de geração de resíduos das cidades do Conresol é de 2.858,17 toneladas.

Fazem parte do Conresol: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Presenças

Também participaram da 60ª reunião do Conresol os prefeitos de Agudos do Sul, Genezio Gonçalves da Luz; de Araucária, Luiz Gustavo Botogoski; de Cerro Azul, Edson Cordeiro do Nascimento; de Colombo, Helder Luiz Lazarotto; de Contenda, Antonio Adamir Digner; o prefeito em exercício de Fazenda Rio Grande, Luiz Sergio Claudino; de Itaperuçu, Edilson Ruiz de Freitas; de Piên, Maicon Grosskopf; a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad; e os prefeitos de Tijucas do Sul, José Altair Moreira; e de Tunas do Paraná, Marco Antonio Baldão. 

Os vice-prefeitos de Adrianópolis, Israel Rodrigues; de Bocaiúva do Sul, Elcio Nodari; a vice-prefeita de Almirante Tamandaré, Dete Pavoni; o vice-prefeito de Pinhais, Marcio Alves Pereira; e a vice-prefeita de Piraquara, Loireci Dalmolin, também participaram da assembleia.