O prefeito Eduardo Pimentel prestigiou, na noite desta quinta-feira (18/9), a cerimônia de abertura dos III Jogos Brasileiros de Transplantados, realizada no Memorial de Curitiba.
De 18 a 21 de setembro, a capital do Paraná é palco de uma competição única que reúne 207 atletas transplantados de todo Brasil.
Os jogos são uma realização da Prefeitura de Curitiba e coordenados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com o apoio e cooperação técnica da ABTX (Associação Brasileira de Transplantados).
Os atletas vão disputar nove modalidades esportivas, incluindo corrida, natação e tênis.
Os jogos reúnem atletas transplantados de órgãos (coração, rim, fígado, pulmão, intestino, pâncreas) e de tecidos (como córneas e medula óssea), doadores efetivos de órgãos e tecidos e profissionais de saúde que atuam na área de transplantes.
“É uma alegria enorme estar aqui com vocês. Mais do que praticar esportes e disputar medalhas, estes jogos são uma grande celebração da vida. Esta competição representa a superação e reforça a importância da doação de órgãos. Muito obrigado a todas as famílias que apoiam nossos atletas transplantados”, disse o prefeito.
O presidente da Associação Brasileira de Transplantados, Edson Arakaki, também destacou a importância do evento. “Meu muito obrigado a todos os envolvidos na realização dos jogos”, afirmou.
O secretário de Governo, Marcelo Fachinello, destacou a importância do esporte e da doação de órgãos. “Esta competição é uma grande celebração da vida”, disse.
Doação de órgãos
As três edições dos Jogos dos Transplantados, promovidas pela ABTX, foram marcos de celebração da vida, do esporte e da conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
A primeira edição trouxe o pioneirismo e a emoção de reunir atletas transplantados em diferentes modalidades, mostrando ao público que o esporte é um símbolo de superação.
A segunda consolidou o evento, ampliando a participação e fortalecendo parcerias. Já a terceira representou a maturidade da iniciativa, com maior engajamento de atletas, familiares e instituições. Em todas as edições, o apoio da cidade de Curitiba foi fundamental, oferecendo estrutura, acolhimento e visibilidade para que os jogos se tornassem referência nacional, reafirmando o compromisso da capital com a vida e com a solidariedade.
Presenças
Estiveram presentes a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; a secretária do Desenvolvimento Humano, Amália Tortato; o presidente da Fundação Cultural, Marino Galvão Júnior; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; diretores da Smelj, da Saúde, e a vereadora Rafaela Lupion.
Programação
Sexta-feira (19/9)
Ciclismo (20k)
Local: Velódromo de Curitiba (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1210 - Jardim Botânico)
Concentração às 8h
Início das provas: 9h
Atletismo
Local: Universidade Federal do Paraná - Centro Politécnico (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas)
Concentração: 13h
Início das provas: 14h
Tênis de campo simples e duplas masculinas
Local: Clube 3 Marias - patrocinador das quadras (Av. Três Marias, 274 - São Braz)
Início das provas: 14h
Sábado (20/9)
Tênis de mesa simples
Local: Praça Oswaldo Cruz, S/n – Centro, Curitiba / PR
Início das provas: 9h
Beach tênis duplas
Local: Praça Oswaldo Cruz, S/n – Centro, Curitiba / PR
Início das provas: 9h
Natação
Local: Praça Oswaldo Cruz, S/n – Centro, Curitiba / PR
Concentração: 8h30
Início das provas: 9h
Tênis de campo duplas masculinas e duplas mistas
Local: Clube 3 Marias - patrocinador das quadras (Av. Três Marias, 274 - São Braz)
Início das provas: 14h
Domingo (21/9)
Local: Rua Luiz Nichele – Paróquia São Pedro, bairro Umbará
Corrida da Longevidade - 3ª Etapa do Circuito Curitiba Corridas de Rua
Corrida de 5 km e 10 km e caminhada de 3 km
Início das provas: 6h