O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou na noite desta quinta-feira (6/11) do evento de comemoração dos 80 anos da Ford Slaviero, um dos grupos mais tradicionais do Paraná e referência nacional no setor automotivo. A cerimônia celebrou a trajetória de oito décadas de empreendedorismo, inovação e contribuição para o desenvolvimento econômico do estado.
Realizado na sede da concessionária, o evento reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes de entidades do comércio e da indústria.
Durante o encontro, Pimentel destacou o legado da família Slaviero e a importância da empresa para Curitiba e para o Paraná.
“É uma honra estar aqui, neste momento de celebração, como prefeito de Curitiba. Ser prefeito dessa cidade é uma benção que eu agradeço todos os dias e sou muito grato por ter nascido nesta família, porque caráter, honestidade e saber trabalhar se aprendem dentro de casa. E como prefeito agradeço porque há muitos anos o grupo gera emprego e renda para nossa cidade”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kusma, ressaltou a homenagem que o grupo recebeu em setembro na casa legislativa pela contribuição para a cidade de Curitiba.
História
Representando os acionistas, Flavio Slaviero contou um pouco da história da família que deu origem ao grupo no Brasil, que está profundamente ligada à história de Fioravante Slaviero, de descendência italiana e bisavô do prefeito Eduardo Pimentel, empreendedor que, aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar nas obras da Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande, em Santa Catarina. Após atuar como chefe de turma, foi transferido para Itararé (SP) e, em 1910, retornou a São José dos Pinhais, onde casou-se com Maria Margarida Zagonel e teve 11 filhos.
Com visão empreendedora, Fioravante iniciou uma fábrica de torrefação de café e, posteriormente, arrendou uma fazenda em Piraquara para criação de gado. Em 1922, mudou-se para Imbituva e, em 1927, fundou a sociedade Slaviero & Dietrich, dando início a uma próspera atividade madeireira que se expandiu por várias cidades do Paraná.
A empresa evoluiu para F. Slaviero e Filhos S/A Indústria e Comércio de Madeiras (1951). Em 1945, Fioravante ingressou no ramo automotivo ao iniciar a revenda de veículos Ford em Irati, negócio que se destacou rapidamente como campeão nacional em vendas de caminhões.
Após o falecimento de Fioravante, em 1956, seus filhos ampliaram os empreendimentos, formando o Grupo Slaviero, que se tornou um dos maiores conglomerados empresariais do país, com atuação nos setores de madeira, agropecuária, varejo, indústria e revenda de automóveis.
Ford
Em 1959, o grupo adquiriu uma concessionária Ford em Curitiba, criando a Comércio de Automóveis Slaviero Ltda., posteriormente transformada na Companhia de Automóveis Slaviero. A empresa investiu em infraestrutura moderna e consolidou-se como uma das concessionárias mais representativas do estado.
Atualmente, a Ford Slaviero emprega quase 400 colaboradores. O diretor da Ford no Brasil, Paulo Rezende, destacou que a Ford Slaviero é a concessionária no Brasil mais antiga da marca. “É uma história de parceria que deu muito certo e que a Ford reconhece a importância do grupo para as vendas da marca no País”, afirmou.
O CEO da Ford Slaviero e vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Luís Antônio Sebben, destacou a resiliência do grupo no mercado ao longo da sua trajetória. “Ao longo destes 80 anos foram muitas mudanças no País e no mercado. Muitas conquistas e também muita força de adaptação para os momentos desafiadores. Com respeito, seriedade e confiança, o grupo é um símbolo de continuidade e compromisso com o Curitiba, o Paraná e o Brasil”, finalizou.
Também participaram do evento membros da família Slaviero; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Paulo Mourão; o vice-presidente da Fiep, Vergílio Moreira Filho; o presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná), Silvio Kasnodze; o secretário municipal de Urbanismo, Almir Bonatto; o diretor da TX Comunicação, Luiz Teixeira Oliveira; o presidente do grupo RIC, Leonardo Petrelli; além de representantes dos bancos Itaú e Bradesco, Segpel e American Led.