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Começa neste sábado

Prefeito de Curitiba acompanha preparação de equipamentos para megaobra no viaduto do Tarumã

Prefeito Rafael Greca vistoria obras de alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. - Curitiba, 23/02/2024 - Foto: Daniel Castellano/SMCS

Começou na manhã desta sexta-feira (23/2) a mobilização dos equipamentos de grande porte que serão usados na complexa operação para o lançamento das 16 vigas de concreto que serão acomodadas no viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. A organização para o trabalho - que terá início neste sábado (24/2), a partir das 6h - foi acompanhada pelo prefeito Rafael Greca.

O viaduto está sendo alargado para receber duas estações-tubo (uma em cada sentido) na parte superior e outras duas na parte inferior.

Por questão de segurança, a operação vai exigir a interdição total de um trecho da via, entre o Supermercado Mufatto e o Colégio Militar do Paraná. O bloqueio total deste trecho será feito em ambos os sentidos (Centro e Pinhais) e vai ocorrer a partir das 6h deste sábado até quarta-feira (28/2). A mudança no trânsito também afetará temporariamente as linhas do transporte coletivo.

Veja como vai ficar o viaduto 

 

 

Vigas gigantes

As vigas têm de 30 a 43 metros e de 85 a 110 toneladas e foram construídas dentro do canteiro de obras instalado sob o viaduto. Para formarem as bases para o alargamento, as peças serão içadas do chão e elevadas até a base do viaduto, onde serão acomodadas.

"Momento histórico para Curitiba com os trabalhos para o alargamento do viaduto do Tarumã sobre a Linha Verde, em direção a Curitiba, Pinhais e Piraquara. São vigas colossais que serão suspensas, uma proeza da empresa Trail (vencedora da licitação) na obra da Prefeitura”, disse Greca.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que serão necessários cinco dias de bloqueio na via, com desvios programados pela Superintendência de Trânsito (Setran), para garantir a segurança de motoristas, pedestres e das equipes de trabalho.

“São quatro guindastes de grande porte e a movimentação de peça gigantescas que darão estrutura ao novo viaduto. Não pode haver movimento na área de transporte e colocação das peças”, frisa o secretário.

Guindastes

No processo de alargamento do Viaduto Tarumã, quatro guindastes de grande porte serão utilizados para elevar as estruturas de concreto até a base do viaduto. Nesta fase, as vigas longarinas serão lançadas no lado direito, próximo ao Colégio Militar e à Superintendência Regional do DNIT no Paraná.

O viaduto, ao ser concluído, dobrará de tamanho. Serão construídas duas novas estruturas de mais de 12 metros cada, incorporadas à estrutura já existente, resultando em um viaduto totalmente requalificado.

Para acomodar a Estação-tubo Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, será duplicado, passando de 24 metros para 50 metros, garantindo cinco pistas com faixa de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos, para acesso a moradias, indústrias, comércio e serviços na região.

Na parte inferior do viaduto, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.

Complexo Tarumã

O alargamento do viaduto é parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação 12 de ruas, parte delas para formar as alças de acesso ao viaduto, praças, paisagismo e iluminação. A previsão é de conclusão no segundo semestre deste ano.

As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, estão em fase avançada de execução. Na Alça Noroeste, as ruas Bandeirantes Dias Cortês, Affonso Penna e Nagib Daher já receberam serviços de drenagem, terraplenagem e asfaltamento. Na Alça Sudeste, Engº Antônio Batista Ribas e Suécia têm a pavimentação em andamento, enquanto na Alça Sudoeste, Presidente Epitácio Pessoa, Epaminondas Franco e Maria Ficinska passam por serviços de drenagem e iluminação pública.

Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena e fiscaliza os trabalhos. O projeto foi contratado pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc).

Acompanharam o prefeito o diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Púbicas, Mário Padovani; as engenheira fiscais da Smop Manuela Marqueño e Marina Solek; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; os vereadores Mauro Bobato e João das 5 Irmãos; equipe da Falcão Bauer, supervisora da obra; o superintendente da Trail Infraestrutura, Luiz Eduardo Guerra; e o gerente de contrato da Trail, Antônio Carlos Costa Marques.