Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadania

Portão e Matriz são as próximas regionais a realizar oficinas comunitárias do Plano Diretor

Comunidade participa de oficina de imersão urbana no Umbará: exercício de participação cidadã. Foto: Divulgação

Matriz e Fazendinha/Portão são as regionais a participar desta quarta semana de Oficinas Comunitárias da revisão do Plano Diretor de Curitiba. Realizadas sempre às terças e quintas, as atividades incluem mapeamento afetivo dos principais pontos de cada área, exibição de documentários e a rolêficina, com exploração dos territórios em caminhadas de até 2 km nos arredores do evento para identificação das características e desafios urbanos. Há ainda uma extensa programação de feira de serviços públicos com atividades de Saúde, Educação, Transporte, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Esportes e Lazer e Ação Social.

Nesta terça (5/8), a Regional Fazendinha/Portão recebe a oficina de Imersão Urbana, promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1.700 - Fazendinha). O tema da rolêficina, prevista para ocorrer às 14h, vai observar um dos desafios preliminares já elencados para a revisão do Plano Diretor e abordar sobre a qualificação dos espaços públicos, com promoção de acessibilidade e segurança. A regional está entre as que mais perderam população de 0 a 4 anos, com queda de 35%, conforme o Censo de 2022, e viu também os moradores acima de 60 aumentarem em 65%.

Na Matriz, a Imersão Urbana será na quinta-feira (7/8), na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, a partir das 9h. Com a programação semelhantes na feira de serviços públicos e pedagogia urbana, a rolêficina também explora um dos desafios preliminares: extrair inteligência dos dados para uma gestão pública orientada a resultados em mundo em constante mudança. Durante o percurso, os participantes vão conhecer aspectos curiosos da regional, além de comparar percepções sobre o espaço urbano.

A Matriz é uma das poucas regionais da cidade com registro de aumento de moradores, ainda assim, o segundo menor crescimento (2%). Entre a população 60+, foi a regional com o registro de menor crescimento (15%). E também é território das ações do Curitiba de Volta ao Centro, programa da administração para resgate da região central da cidade. 

A partir das 18h30, as discussões dos desafios da revisão do Plano Diretor ocorrem no auditório do Mercado Municipal (Avenida Sete de Setembro, 1.865 - Centro).

“Os cidadãos são convidados a contribuir com o seu conhecimento das demandas no território para a construção coletiva dos principais desafios de desenvolvimento urbano sustentável de cada regional”, avalia Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador-geral do processo de revisão do Plano Diretor.

Prioridades

Na semana passada, a programação das oficinas foi realizada nas regionais CIC Norte e Bairro Novo/Ganchinho. Em ambas, as dinâmicas foram replicadas. 

Divididos em grupos, os participantes debatem os desafios e demandas que impactam diferentes áreas de desenvolvimento – meio ambiente, economia, cultura, segurança, social e parcerias – e depois elencam as questões prioritárias em cada regional. Todos os desafios identificados serão computados na sistematização final dos dados que serão considerados para a composição da legislação do Plano Diretor. 

“Há pautas que se entrelaçam e se repetem, como desafios de moradia, regularização fundiária, ocupação de território, adensamento demográfico, incentivos ao desenvolvimento econômico e infraestrutura viária de conexão com contorno e acessos principais entre bairros”, explica Rafael Mueller, coordenador executivo do processo de revisão do Plano Diretor.