Dias de chuva deixarão de ser um problema para os moradores da Rua Yolando João Toninelo, no São Braz. Atendendo à solicitação da comunidade, a Prefeitura de Curitiba está implantando um novo sistema de drenagem para acabar com os alagamentos frequentes na via.
Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria de Obras Públicas trabalham na implantação de uma galeria de águas pluviais, com tubos de concreto de diâmetros maiores, numa extensão de 406 metros, e caixa de ligação para coletar e escoar as águas da chuva.
Localizada em um nível mais baixo do que outras ruas da região, a Yolando João Toninelo recebia a vazão das águas das chuvas que desciam de vias mais elevadas, como a Avenida Três Marias e a Luiz Fodggiatto. O investimento para livrar as ruas de alagamentos é de R$ 365 mil.
A intervenção na rua era reivindicada pelos moradores desde 2013. Os moradores se reuniram, fizeram abaixo-assinado, registraram a solicitação pelo serviço 156 e participaram de consultas públicas.
Fala Curitiba
A administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, destaca a importância da participação da população na definição do que é prioridade para os bairros.
“A obra na rua foi uma das solicitações apresentadas no Fala Curitiba, programa de consultas públicas realizado pela Prefeitura para ouvir os moradores, conhecer as prioridades e compor a proposta do orçamento da cidade”, diz Simone.
Morador do bairro há 40 anos, o aposentado Tarcísio Vichinhevski participou ativamente dos movimentos para reivindicar a obra. “Dias de chuva forte são desesperadores, a água toma conta da rua e chega dentro de algumas casas. Ver a obra acontecendo é uma grande vitória”, diz Tarcísio.
“Vai ficar bom porque, é uma obra grande e está sendo bem executada”, avalia o Nelson de Melo, aposentado que há anos aguardava pela solução do problema na rua. “Agora vai acabar de vez com os alagamentos”, espera Nelson.
A obra teve início há um mês e a previsão é de que seja concluída em janeiro.
Saiba mais sobre os projetos de drenagem executados pela Prefeitura.