Policiais militares do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, no bairro Tarumã, estão sendo imunizados contra a gripe. A ação está sendo realizada pelo Distrito Sanitário Boa Vista, da Secretaria Municipal de Saúde, e faz parte da campanha que a Prefeitura de Curitiba realiza contra o vírus influenza.
Desde o último sábado (10/5), quando foi realizado o Dia D de Vacinação, a Secretaria de Saúde liberou a vacinação contra a gripe para toda a população de Curitiba, que antes estava restrita aos grupos prioritários.
Prevenindo doenças
De acordo com a Major Ivane Jenck, a vacinação é muito importante para os policiais militares que estão com contato com diferentes tipos de pessoas.
Major Ivane Jenck, Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio.
“A vacinação é de extrema importância em razão da atividade principal dos policiais militares, que é atividade em rua, de contato com a população e também no convívio com os familiares. A falta ao trabalho dos policiais em razão de algum motivo de doença tira o policial da rua. Então, a vacinação é de suma importância para evitar que o policial fique doente e possa trabalhar e desempenhar suas funções”, disse a oficial.
O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio é formado por 250 policiais de cavalaria, que atende todo o Estado, mas principalmente Curitiba e região metropolitana.
Hora da vacina
O sargento Jacir José Domingos não perdeu a oportunidade de se prevenir contra a gripe.
Sargento Jacir José Domingos.
“Chegou a hora da vacina, ainda bem, né? É bom se prevenir. Teve uma época que a vacina não era disponibilizada gratuitamente e tinha que comprar. Mesmo assim ainda era viável comprar e tomar e assim evitar gastar com medicamento, ao invés de ter que pegar atestado médico porque não podia trabalhar”, exemplificou.
Outro que também garantiu a sua dose contra influenza foi o soldado Gustavo Henrique dos Santos de Souza.
Soldado Gustavo Henrique dos Santos de Souza.
“É importante sempre tomar a vacina para se imunizar, principalmente com os problemas virais que vêm aumentando no último ano. Então acho bem importante a gente se imunizar contra a gripe e as demais doenças respiratórias”, disse.
Entre segunda e terça-feira, até o meio-dia, haviam sido vacinados 100 policiais militares. Tanto os PMs como os demais curitibanos que ainda não tomaram a vacina poderão procurar um dos 109 pontos de vacinação da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, em unidades de saúde. É possível conferir no site Imuniza Já o endereço e os horários de funcionamento.
Doses aplicadas
Desde o início da imunização, em 1º de abril, até o último sábado (10/5), foram aplicadas 226,3 mil doses da vacina contra influenza no público prioritário, em Curitiba. A cobertura do público de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) da vacinação contra a gripe estava em 31,3%.
Em 2024, foram 52 mortes por influenza em Curitiba – este número só é menor do que o registrado em 2009, durante a pandemia do H1N1, quando ocorreram 53 óbitos por gripe. Das 52 mortes ocorridas em 2024, 50 foram de pessoas com 60 anos ou mais, 49 tinham algum tipo de comorbidade e 41 não tinham se vacinado.