O plano de saúde dos servidores, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), tem 7 mil beneficiários na faixa etária de 18 a 38 anos. São filhos, netos, genros e noras de servidores ativos ou aposentados. Só este grupo representa quase 9% do total de beneficiários do plano – um contingente de cerca de 79 mil pessoas.
As informações foram dadas pelo diretor administrativo financeiro do Instituto, Elcio Casagrande, que participou de conversa com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), na tarde desta segunda-feira (4/8), na sede do Departamento de Saúde Ocupacional, no Centro Cívico.
A reunião organizada pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) faz parte da série de encontros realizados entre os gestores da Prefeitura de Curitiba e os sindicatos que representam os servidores.
Grande adesão
Os planos individuais do ICS são pagos separadamente. Para cobrir o plano de saúde dos próprios servidores, seus cônjuges e filhos menores, o desconto é de 3,9% ao mês sobre o salário do servidor. Outros 3,9% são pagos pela Prefeitura de Curitiba. Casagrande enfatizou que o valor pago é bem satisfatório se comparado aos planos disponíveis no mercado.
"No ano passado, quando houve o ingresso de mais de 2 mil novos servidores, tivemos adesão maciça ao plano de saúde", destacou o diretor, que participou da reunião ao lado da diretora de Assistência à Saúde, Gislaine Strapasson Blum.
Elcio informou ao sindicato que incluir os pais dos servidores como beneficiários nos mesmos moldes do grupo de 18 a 38 anos (Plano Dependentes), conforme questionado, exigiria novo cálculo atuarial e adequação às regras de mercado, conforme estabelece a Agência Nacional de Saúde Suplementar, mas admitiu realizar o estudo para discussão.
Quanto ao atendimento psicológico online, ele informou que os profissionais estão se adequando para que possam garantir o atendimento nesta modalidade, mas dentro de critérios de qualidade do atendimento e que possam ser auditados. Atendimentos por whatsapp, por exemplo, não serão permitidos.
Os representantes do ICS falaram ainda da Dental UNI, cooperativa responsável pelos atendimentos odontológicos dos beneficiários do ICS. Eles informaram que são realizadas reuniões periódicas para ajustar o atendimento.
Ligue para o ICS
Casagrande orientou que os beneficiários podem entrar em contato com ICS sempre que tiverem qualquer dúvida sobre o serviço odontológico. A triagem da odontologia é agendada pelos números (41) 3330-6103 e (41) 3330-6185. Para dúvidas, reclamações ou outras questões, os números são o (41) 3330-6183 e o (41) 3330-6156.
A diretora Gislaine destacou a importância de os beneficiários conhecerem os programas desenvolvidos. Veja AQUI os programas de prevenção do ICS.
Previdência
Temas relacionados à previdência social também foram discutidos. A diretora da Previdência do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) (IPMC), Mariella Vicco Pereira, afirmou que está em estudo a adoção do conselho paritário no Instituto, para que mais sindicatos possam integrar o colegiado. Atualmente, os sindicatos têm um assento no Conselho de Administração. A atual conselheira Simeri de Fátima Ribas Calisto representa o conjunto de entidades da classe dos servidores públicos municipais.
Segundo a diretora, estão em análise vários modelos de participação praticados em outros regimes próprios.
Mariella explicou que a atual alíquota relativa ao regime próprio de previdência, de 14%, acata a Reforma da Previdência estabelecida na Emenda Constitucional de 2019 e válida para todo o país. De acordo com a norma, não é possível aplicação de percentual menor do que este. Além do desconto em folha dos servidores, a Prefeitura repassa ao IPMC mais 28%.
As atas das reuniões podem ser consultadas pelo Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical.