A Rua Jacarezinho, no bairro Mercês, começou a receber nesta segunda-feira (4/8) as obras de requalificação que fazem parte do projeto Novo Inter 2. A importante via de conexão entre os bairros e o Centro da cidade ganhará, ao longo das próximas semanas, novo pavimento, terraplanagem, melhorias na drenagem e nas calçadas.
Quem observava o movimento do maquinário em frente ao portão de casa nesta segunda-feira era Iolanda Domingues, 91 anos, ao lado de sua cuidadora Teresinha Borges, 61 anos. As futuras calçadas planas e acessíveis são o destaque para Iolanda. “Sempre melhora. O asfalto e, principalmente, a calçada nova é uma grande ajuda no nosso dia a dia”, comenta.
“Com certeza vai ficar bom. Eu que vinha de carro para trabalhar aqui sei como o trânsito às vezes era complicado. Acho que essa obra vem para melhorar”, complementa Teresinha Borges.
As intervenções na Rua Jacarezinho contemplam 260 metros da via, no trecho entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo.. Após a conclusão, a Jacarezinho irá formar um novo binário de trânsito com a Rua Professora Rosa Saporski.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e fazem parte do Lote 5, pacote 2, do projeto Novo Inter 2, que está sendo executado em diferentes regiões da cidade.
Bloqueio
Para execução dos trabalhos, há um bloqueio parcial no trecho da Jacarezinho entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo.
O fluxo de veículos na Jacarezinho é permitido apenas no sentido da Lycio Grein Castro Vellozo em direção à Manoel Ribas. Já o tráfego no sentido oposto — da Avenida Manoel Ribas à Rua Cândido Hartmann — será desviado pela Marcelino Champagnat.
A previsão inicial é de que o bloqueio dure cerca de 90 dias. Novas alterações poderão ser necessárias conforme o avanço das obras.
Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) orientam os motoristas e pedestres que circulam pela região. Por conta do bloqueio na Rua Jacarezinho, a linha 021-Interbairros II (anti-horário) fará desvio pela Alameda Presidente Taunay, Rua Marcelino Champagnat, Rua Julia Wanderley e Avenida Cândido Hartmann.
Novo Inter 2
O Projeto Novo Inter 2 integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e abrange mais de 38 quilômetros de requalificação do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II, que atendem diariamente 181 mil passageiros em 28 bairros. Com investimentos de US$ 106,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões em contrapartidas da Prefeitura, o projeto tem como foco a modernização da infraestrutura viária, a ampliação da acessibilidade e a melhoria da qualidade e eficiência do transporte coletivo.