Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prefeitura faz, Curitiba vê!

Intervenções da Prefeitura de Curitiba beneficiam estudantes no bairro Xaxim

Melhorias realizadas pela Prefeitura na Regional do Boqueirão, no bairro do Xaxim. Na imagem, a Diretora do CEI, Dilia Carolina, com as moradoras Lindamir Biscaia, Eva Lachoski e Carolina Brandão, posam na faixa elevada em frente ao CEI Acácias. Curitiba, 31/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Correções geométricas próximas a escolas para melhorar a segurança da comunidade escolar, reconstrução de passarela de pedestres e revitalização de uma praça são alguns dos serviços executados recentemente pela Prefeitura de Curitiba no bairro Xaxim, na Regional Boqueirão.

As intervenções são parte do trabalho constante da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Travessia elevada

No entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Acácias, que abriga 194 crianças, foram feitas duas melhorias importantes para a comunidade da região. Em frente à unidade escolar, a a Prefeitura implantou uma travessia elevada para garantir a segurança dos estudantes e professores. Além disso, a Prefeitura também fez a revitalização da Praça Imer Colares Marques.

De acordo com a diretora do CEI Acácias, Dília Carolina, a travessia elevada era um benefício há muito tempo reivindicado pelos pais de alunos e moradores, como forma de garantir a segurança dos estudantes para transpor a Rua Vereador Oswaldo Nascimento Bittencourt.

“A travessia elevada era uma solicitação de vários anos porque os carros passavam com a velocidade muito alta por aqui. Fizemos um abaixo-assinado e solicitamos pelo 156 este benefício e graças a Deus conseguimos com sucesso”, disse a diretora.

OUÇA AQUI

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Dília Carolina, diretora do CEI Acácias.

Moradora há 40 anos no bairro Xaxim, Eva Lachoski afirmou que a implantação da travessia elevada em frente ao CEI Acácias foi muito positiva para a comunidade também. "A gente estava precisando muito disso aqui e ficou maravilhoso, só temos a agradecer”, disse ela.

Praça revitalizada

Em frente ao CEI Acácias, a Prefeitura também fez uma revitalização completa na Praça Imer Colares Marques, dando mais uma opção de lazer para as crianças do CEI e moradores da região. A intervenção incluiu recuperação dos brinquedos do parquinho, troca de areia das canchas, troca de alambrados e plantio de grama.

Correções geométricas

Outras duas unidades educacionais do bairro Xaxim também receberam melhorias nas vias de acesso para garantir o trânsito seguro para os estudantes.

A Prefeitura implantou duas correções geométricas nas ruas João Batista Zagonel, onde fica o CEI David Carneiro, e na José Osires Baglioli, sede do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, próximo ao Farol do Saber Aristides Vinholes.

Em frente ao portão principal do CEI David Carneiro foi criada uma área de estacionamento de 42 metros. Para isso foi feita a reestruturação da calçada prevendo o recuo, aplicação de piso de CBQU para circulação de pedestres, plantio de grama e sinalização horizontal.

Na Rua José Osires Baglioli, o mesmo procedimento foi realizado e  a correção geométrica alcançou 37 metros, criando uma área de estacionamento em frente à Praça Nelson Saternarski Monteiro e próximo ao Farol do Saber Aristides Vinholes.

“Ficou bem melhor! Agora tem mais vagas para a comunidade usar, poder deixar o carro ali e vir no Farol do Saber. Foi bem importante essa intervenção para a região”, disse a agente de leitura, Vanessa Noga.

OUÇA AQUI

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Vanessa Noga, agente de leitura.

Passarela para pedestres

Outra intervenção que vai beneficiar centenas de estudantes do bairro Xaxim é a reconstrução da passarela da Rua Barão de Santo Ângelo sobre o Ribeirão dos Padilhas. O local fica nos fundos do Colégio João Paulo II, que tem uma comunidade de 740 estudantes e boa parte deles faz a travessia por ali para acessar o colégio.

"Essa passarela é de grande valia para os nossos estudantes que cruzam de um lado para o outro, e o que favorece a vinda desses alunos, o acesso deles ao Colégio João Paulo II. E também não só para os alunos, enfim, para os pais e toda a comunidade ao entorno do colégio”, disse o diretor da unidade, Carlos Augusto Hey.

OUÇA AQUI

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Carlos Augusto Hey, diretor  do Colégio João Paulo II.

Atualmente, a obra está na fase de escoramento do talude com muro de concreto. Após o tempo de cura, a passarela será construída com vigas e longarinas de madeira.