As Ruas da Cidadania do Pinheirinho e da Matriz recebem nesta semana a comunidade para elaboração das propostas da revisão do Plano Diretor. A partir das 14h, a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) monta a Oficina de Imersão Urbana, para exposição dos desafios comunitários e a Visão do Futuro para o desenvolvimento sustentável da cidade. A reunião pública para debate das propostas começa sempre às 18h30. Na terça-feira (11/11), a Oficina Comunitária será na Regional do Pinheirinho (Rua Winston Churchill, 2033) e na quinta-feira (13/11), na Regional da Matriz, no auditório do Mercado Municipal, na Rua da Paz, 608.
Durante a reunião, os participantes avaliam os 50 desafios comunitários estabelecidos a partir das quase 3 mil contribuições coletadas durante a rodada de leitura e diagnóstico, realizada nas dez regionais entre julho e agosto. Com o apoio da metodologia do Guia para Elaboração e Revisão de Planos Diretores (Guia PD), instrumento criado pelo Ministério das Cidades para apoio aos municípios no planejamento e gestão do território, é possível estabelecer um circuito entre os desafios comunitários apontados pela população e os instrumentos e ferramentas do planejamento urbano. Assim, as demandas são organizadas em ações que podem ser viabilizadas por meio de um plano diretor.
Na metodologia, a equipe técnica do Plano Diretor classificou os 50 desafios em diferentes contextos de problemas urbanos como, por exemplo, a habitação em locais de risco. A partir dessa classificação, o Guia PD já sugere os instrumentos e ferramentas do planejamento urbano para que seja adotado pelo município, conforme capacidade de execução e viabilidade técnica. Nas oficinas de propostas do Plano Diretor de Curitiba, os debates vão além, com sugestões de projetos estratégicos específicos para o território.
“Não é preciso fazer inscrição prévia para participar das oficinas comunitárias. As pessoas são divididas conforme os temas de maior afinidade e os debates são mediados por técnicos do Ippuc. O Guia ajuda a identificar os melhores instrumentos e ferramentas para cada desafio que a equipe se propõe a discutir”, explica Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Ippuc e coordenador da revisão do Plano Diretor.
Na próxima semana, as oficinas comunitárias serão nas regionais da Fazendinha (17/11) e da CIC (18/11), encerrando o ciclo de propostas.