A manhã de domingo (4/8) foi marcada por um novo capítulo na promoção do ciclismo em Curitiba. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), realizou a primeira edição do Pedala Tour Matinal – Entre Parques, um passeio ciclístico especial com trajeto de aproximadamente 28 quilômetros que percorreu alguns dos principais parques da cidade.
Com concentração na Praça Santos Andrade, no Centro, os cerca de 350 ciclistas participantes passaram por locais emblemáticos, como os parques São Lourenço, Tanguá, Tingui, Barigui e o Bosque Alemão. O trajeto incluiu também o uso das ciclovias integradas dos parques Tingui e Barigui.
A proposta do Pedala Tour Matinal foi oferecer uma opção de pedal aos domingos pela manhã, voltado especialmente para quem não consegue participar dos tradicionais Pedalas Noturnos realizados pela Smelj. Segundo o coordenador da ação, Paulo Roberto da Silva, a estreia superou as expectativas.
“Tivemos a presença de aproximadamente 350 ciclistas, quando a previsão era de cerca de 250, conforme as inscrições no Guia Curitiba. Cerca de 80% dos participantes não costumam participar das ações noturnas. Isso mostra que conseguimos atingir um novo público, incluindo iniciantes e famílias”, destacou Paulo Roberto.
Outro ponto alto do evento foi a estrutura de segurança e apoio da Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito (Setran), que atuaram com cerca de 20 motociclistas e uma viatura, garantindo tranquilidade e fluidez ao longo de todo o percurso. A ação também contou com a presença de professores da Smelj e uma van de suporte aos ciclistas.
Vem mais
O sucesso da edição inaugural já motivou a secretaria a planejar novas edições. A ideia é que o Pedala Tour Matinal passe a ocorrer uma vez por mês, aos domingos, alternando com outras atividades ciclísticas promovidas pela Prefeitura, como o Pedala Metropolitano e os Passeios Regionais.
“Os relatos nas redes sociais foram extremamente positivos. A presença de grupos autônomos de ciclistas, incluindo três grandes grupos novos, mostra que estamos no caminho certo. Vamos continuar inovando para atender à comunidade de ciclistas de Curitiba”, completou Paulo Roberto da Silva.
A próxima edição do Pedala Tour Matinal, já tem data marcada 5 de outubro com percurso que ainda será definido pela Smelj.