Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pra você!
Contra as drogas

Pedal pela Vida encerra programação do Junho Branco em Curitiba

Junho Branco levou atividades a escolas e também espetáculo circense aos moradores do espaço de reinserção da SMDH. Curitiba, 16/06/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Quem gosta de pedalar não pode ficar fora do 1º Pedal Pela Vida, uma promoção da Prefeitura de Curitiba em parceria com o governo estadual para encerrar o Movimento Junho Branco – o mês marcado por uma série de atividades pela saúde mental e prevenção da dependência química. A atividade acontece neste domingo (29/6), a partir das 9h, com saída da Praça do Japão. Para participar, é só chegar no local com sua bike e se juntar aos demais.

Durante aproximadamente 40 minutos, os participantes percorrerão os 5 quilômetros até o ponto de chegada, no estacionamento do Parque Barigui, onde estudantes do curso de Fisioterapia das Faculdades Pequeno Príncipe oferecerão atividades ao público.

“A ideia é reunir pessoas de todas as idades - sozinhas, em família ou com amigos - para mostrar que Curitiba está atenta para essa questão”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato, responsável pela articulação de políticas públicas para o segmento no âmbito municipal. 

Para todos os públicos

Durante todo o mês, por meio do Departamento de Políticas sobre Drogas, o órgão promoveu oficinas interativas em instituições de ensino e levou arte popular para quem enfrenta, diariamente, o desafio de se manter longe das drogas. A proposta foi o resgate do prazer natural proporcionado pelo esporte, a arte, o contato com a natureza e o convívio social como contraponto ao uso de entorpecentes.

Na Faculdade Modelo, contou com a participação de futuros educadores – os jovens alunos de Pedagogia da instituição. Na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no Sítio Cercado, teve como alvo as crianças e adolescentes participantes do projeto de futebol que acontece no contraturno escolar.

Para os moradores do espaço de reinserção social da SMDH, onde residem temporariamente 100 homens e mulheres com histórico de dependência química, a estratégia foi quebrar a rotina com bate-papo e espetáculo circense. O assunto foi a busca da felicidade.

Serviço

1º Pedal pela Vida (passeio ciclístico)
Data: 29/6 (domingo)
Horário: Largada às 9h
Local: Praça do Japão
Evento grátis
Aberto ao público em geral