Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Paulo Martins presta homenagem aos irmãos Caron por cidadania honorária do Paraná

Paulo Martins presta homenagem aos irmãos Caron por cidadania honorária do Paraná. Curitiba, 06/10/2025. Foto: Gilson Abreu/PMC

O prefeito de Curitiba em exercício, Paulo Martins, participou na noite desta segunda-feira (6/10) da Sessão Solene de Outorga de cidadania honorária do Paraná concedida aos médicos Marco Antonio Caron e Pedro Ernesto Caron.

“Trouxe meu abraço aos irmãos Pedro e Marco Antonio, merecedores da homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná pelo relevante trabalho desenvolvido há mais de 40 anos com o Hospital Angelina Caron”, destacou Paulo Martins.

A sessão, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), reuniu familiares dos homenageados, ex-governadores, deputados estaduais e federais, além de autoridades que fizeram questão de prestigiar o evento de homenagem.

Marco Antonio e Pedro são filhos do pioneiro Darvil José Caron, fundador do Hospital Angelina Caron, localizado em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, que atende pacientes de todo estado em todas as áreas da medicina.

A proposição da homenagem aos médicos foi dos deputados Alexandre Curi, presidente da Alep, Maria Vitória, Delegado Jacovós, Ademar Traino e Cristina Silvestri.

“Celebramos hoje duas trajetórias que engrandecem a história da medicina e do empreendedorismo do nosso Estado. Dois nomes que transformaram a vocação do cuidar numa obra de vida”, definiu o presidente da Alep, Alexandre Curi.

Segundo Curi, prestar homenagem conjunta aos dois irmãos foi a forma encontrada para valorizar a história da família que empreendeu há quatro décadas e transformou o talento de dois médicos promissores em um ato de fé, de empreendedorismo e de amor ao próximo.

Nascidos em Santa Catarina, os irmãos, muito jovens, chegaram ao Paraná com a família, onde escolheram viver e trabalhar.

“Foi aqui que encontrei espaço para sonhar grande e, ao lado da minha família, tornar realidade o que muitos achavam impossível. De um pequeno hospital de 50 leitos, nos tornamos referência em todas as áreas da medicina graças ao apoio que recebemos neste estado”, disse Marco Antonio.

“Para mim, ser paranaense é mais do que nascer aqui, é escolher esta terra como lar, cuidar do seu povo e dedicar a vida ao futuro deste estado. Essa foi a escolha da minha vida e hoje tenho a felicidade de vê-la reconhecida”, finalizou Marco Antonio Caron.

“Receber o título de cidadão honorário do Paraná é uma emoção que me atravessa profundamente. Esse título não é apenas meu. Ele pertence a todos que acreditaram nesse projeto e dedicaram suas vidas a ele. Pertence ao Paraná, que me acolheu ainda menino e me deu todas as condições de servi-lo por meio daquilo que mais amo, a medicina”, declarou Pedro Caron.

“Recebo esta homenagem com orgulho e emoção. Emoção pelo reconhecimento e orgulho por ser cidadão deste estado que eu escolhi e que sempre me acolheu”, finalizou Pedro Caron.

História

O Hospital Angelina Caron recebeu o nome em homenagem à mãe de seu fundador, pessoa dedicada a ajudar o próximo e às obras sociais. Instituição privada de caráter filantrópico, fundada em 1983, começou sua história com uma pequena equipe médica, poucos colaboradores e apenas 50 leitos. Atualmente, possui mais de 400 leitos e 2 mil colaboradores. Realiza, em média, mais de 400 mil atendimentos por ano, sendo 90% pelo Sistema Único de Saúde.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade de outorga da cidadania honorária o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o secretário de Administração e Previdência, Luizão Goulart; o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva; os deputados federais Ricardo Barros e Toninho Wandscheer; os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti; além de prefeitos e demais autoridades da região metropolitana de Curitiba.