Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pela reinserção social

Paulo Martins destaca importância das políticas contra as drogas no lançamento de ação do governo estadual

Paulo Martins destaca importância das políticas contra as drogas no lançamento de ação do governo estadual. Curitiba, 14/07/2025. Foto: Gilson Abreu/PMC

Fortalecer o trabalho das organizações privadas e sem fins lucrativos atuantes na ponta da articulação das políticas sobre drogas, que em Curitiba está sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), é um dos objetivos do edital de credenciamento lançado, nesta segunda-feira (14/7), pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Paraná. O prefeito em exercício de Curitiba, Paulo Martins, participou da solenidade, no Palácio das Araucárias.

Martins destacou a importância da iniciativa. 

“A dependência química é algo que afeta não só quem é usuário de álcool e outras drogas, mas também pais, mães, irmãos e amigos dessas pessoas. É pensando em todos eles que, juntos, fazemos esse trabalho. É para quem está em situação de dependência se fortalecer, emancipar e ter sucesso na reinserção social”, disse.

Fortalecendo ações

O edital foi lançado pelo secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. O objetivo, explicou, é organizar a destinação de R$ 10 milhões entre as entidades paranaenses conveniadas que se credenciarem e tiverem projetos aprovados. Curitiba conta com 22 unidades credenciadas à SMDH e que oferecem 320 vagas de acolhimento. O setor está sob gestão do Departamento de Políticas sobre Drogas do órgão.

Também participaram do evento o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge; o deputado estadual Gilson de Souza; o secretário do Governo Municipal da Prefeitura de Curitiba, Marcelo Fachinello; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan Rodrigues; o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior, e o diretor de Políticas sobre Drogas do órgão, Thiago Ferro; e o vereador Guilherme Kilter, entre outras autoridades.