Os passageiros do transporte coletivo já realizaram 8,5 mil integrações temporais entre linhas de ônibus na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, desde que a funcionalidade entrou em vigor, em 14 de agosto. O projeto, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, permite a integração inédita de 39 linhas convencionais com as linhas expressas 303-Centenário/C.Comprido, em ambos os sentidos, 302-Centenário/Rui Barbosa e a linha 603-Pinheirinho que operam no local.
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que a Praça Rui Barbosa sempre foi um local de grande fluxo de linhas, mas elas não tinham integração entre si, como num terminal convencional.
“Quem usa o transporte coletivo sabe da importância dessa integração na Rui Barbosa, que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. Poder trocar de linha sem ter que pagar uma nova passagem e ainda ganhar tempo no deslocamento torna mais fácil a rotina dos passageiros”, diz.
Com a integração entre linhas, a Praça Rui Barbosa se transformou em um grande terminal a céu aberto. Com um fluxo de cerca de 55 mil passageiros por dia, o espaço já é o quinto maior do Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) da cidade, atrás apenas do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão.
Segundo Alex Debortoli, gestor da área de operação da Urbs, 2.595 integrações foram realizadas envolvendo a estação-tubo sentido oeste; 1.948 sentido Pinheirinho e 1.695 sentido leste. Outras 2.257 envolveram as linhas convencionais.
A integração funciona de duas formas:
A primeira entre as linhas convencionais – que ligam os bairros ao Centro – e as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa, 303-Cententário/Campo Comprido sentido Leste, 303-Centenário/Campo Comprido sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. O tempo de integração é de uma hora.
A segunda é a integração entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste com a conexão entre as linhas expressas biarticuladas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa com 303-Cententário/Campo Comprido, sentido Leste, 303- Centenário/Campo Comprido, sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Neste caso, o tempo de integração é de dez minutos.
A integração temporal na Rui Barbosa funciona com a utilização do cartão transporte Urbs (usuário e estudante). A primeira via do cartão-transporte é gratuita e os detalhes para sua confecção podem ser conferidos AQUI.
Validadores
Entre os expressos, o passageiro valida o seu cartão na sua origem normalmente, passa novamente o cartão no validador de integração (com adesivo vermelho) - que foi implantado especialmente para a conexão temporal na estação de desembarque - e em seguida passa o cartão na catraca da estação para utilizar a próxima linha, mudando de eixo.
Entre convencionais e expressos, basta passar o cartão na sua origem na linha convencional, descer do veículo e passar o cartão na catraca na estação. Não há necessidade de utilizar um validador de integração, o sistema lê que se trata de uma integração e a segunda tarifa não é debitada.
Confira as linhas
A integração na Rui Barbosa contempla 39 linhas convencionais: 160–Mercês/Guanabara; 265-Ahu/Los Angeles; 360-Novena; 365-Jardim Social/Batel; 385-Cristo Rei; 387-Palotinos; 461-Santa Bárbara; 462-Petrópolis; 465-Erasto Gaertner; 468-Jardim Centauro; 471-Vila São Paulo; 472-Uberaba; 474-Jardim Itiberê; 475-Canal Belém; 477-Vila Macedo - Guabirotuba; 560-Alferes Poli; 561-Guilhermina; 661-Lindóia; 662-Dom Ático; 663-Vila Cubas; 665-Vila Rex; 666-Novo Mundo; 670-São Jorge; 671-Portão; 673-Formosa; 674-Nossa Senhora da Luz; 701-Fazendinha; 703–Caiuá; 706-Caiuá/Fazendinha/Centro; 760-Santa Quitéria; 761-Vila Izabel; 762-Vila Rosinha; 777-Vila Velha; 778-Cotolengo; 801–Campina do Siqueira/Batel; 860-Vila Sandra; 861-Tramontina; 862–Barigui; e 863-Água Verde. E quatro linhas expressas urbanas: 302-Centenário/Rui Barbosa; 303-Centenário/Campo Comprido Leste; 303-Centenário/Campo Comprido Oeste; e 603-Pinheirinho/Rui Barbosa.
Vantagens
A conexão temporal existe no Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) há mais de dez anos e funciona entre linhas de ônibus por um determinado tempo e não exige que o embarque e desembarque seja no mesmo local, como o que acontece em terminais e estações-tubo. Ela também pode ser realizada entre o transporte coletivo e equipamentos urbanos, como Ruas da Cidadania, Sacolões e Armazéns da Família, e Mercado Municipal Capão Raso. Nestes casos, o passageiro não precisa pagar a passagem de volta após frequentar esses espaços.
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Entre os benefícios da integração temporal estão a economia, pois a modalidade permite que o passageiro utilize mais de uma linha de ônibus pagando apenas uma tarifa; a agilidade, porque o sistema favorece deslocamentos mais rápidos, especialmente para quem precisa usar diferentes linhas para chegar ao destino; e comodidade, por tornar o uso do transporte coletivo mais prático e sem a obrigação de o passageiro ter que buscar terminais ou estações-tubo para fazer a baldeação.
Praça Carlos Gomes
O próximo passo, segundo já adiantou o prefeito Eduardo Pimentel, é implantar a integração entre as linhas de ônibus da Praça Carlos Gomes e entre essas e a Praça Rui Barbosa. A ideia da Prefeitura é ampliar a integração temporal para todo o transporte coletivo da capital a partir do novo contrato de concessão, cujo edital deve ser lançado em novembro. “Todas as linhas terão integração temporal entre si, fazendo com que o próprio passageiro possa escolher seu melhor caminho”, completa o presidente da Urbs.