Nesta quarta-feira (1/10), a Urbanização de Curitiba (Urbs) faz a primeira audiência pública sobre o novo contrato de concessão do transporte coletivo. O evento será realizado das 19h às 22h, no Centro de Eventos Imap do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx - Santo Inácio). A participação é aberta e limitada à lotação do local.
As informações sobre licitação e regulamentos para participação podem ser conferidos em NESTE LINK. Será possível fazer a inscrição para manifestações por meio de um QR Code que será disponibilizado no local.
Os interessados que não puderem comparecer presencialmente à audiência pública poderão conferir a reunião pelo canal do YouTube da Prefeitura de Curitiba.
O objetivo é que cidadãos, representantes de entidades governamentais, comunitárias e setoriais possam contribuir com sugestões e propostas antes da publicação do edital e a realização do leilão.
A ideia é, além de promover transparência, garantir o diálogo do poder público e a sociedade para melhorar o serviço do transporte na capital e para que ele atenda às necessidades da população.
Linha especial de ônibus
Para atender a população que vai participar do evento, a Urbs vai disponibilizar a linha de ônibus especial Audiência do Transporte, ligando o Terminal Campina do Siqueira ao Salão de Atos do Parque Barigui. Os horários de saída do Terminal Campina do Siqueira são os seguintes: 18h, 18h16, 18h32, 18h48, 19h05, 19h21 e 19h45.
O embarque será realizado mesmo ponto de parada da linha 812-Montana. Para atender os usuários das imediações do Terminal Campina do Siqueira, será disponibilizado ponto especial de embarque, do lado de fora do terminal, ao lado da guarita, no sentido Parque Barigui. A equipe de fiscalização da Urbs estará no local orientando o público.
A volta é de graça
O retorno é a partir das 21h, em frente ao Salão de Atos. Na volta os passageiros não pagarão passagem e embarcarão pela porta traseira do ônibus.
O edital da nova concessão do transporte coletivo deve ser publicado em novembro e o leilão está programado para janeiro de 2026, na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), com início do novo contrato em junho do próximo ano. A previsão é que a transição para a nova concessão dure até dois anos, período em que a tarifa, atualmente em R$ 6, não será reajustada.
“A nova concessão é um dos grandes projetos da minha administração e eu convido a população, o usuário dos ônibus da capital, a participar da audiência pública para construirmos juntos o melhor edital para o transporte coletivo. Estamos trabalhando muito, com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), para elaborar uma nova concessão que modernize o transporte e traga benefícios concretos para o usuário, para que ele possa sair mais tarde de casa e chegar mais cedo na volta, com ônibus sustentáveis e tarifa justa", diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Segunda audiência
Além do encontro nesta quarta-feira (1/10), haverá uma segunda audiência pública no dia 15 de outubro, no mesmo local. Além disso, desde 19 de setembro está aberta a consulta pública online, no endereço NESTE ENDEREÇO. A consulta pública vai até 17 de outubro.
As manifestações serão analisadas e sistematizadas e as respostas serão publicadas no site no prazo de até 30 dias após o encerramento da consulta pública.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, ressalta a transparência do processo. “Essa é uma etapa importante, que vai permitir que a população tenha acesso ao projeto da nova concessão e possa contribuir com sugestões e informações”, diz.
Mudanças
A nova concessão do transporte coletivo prevê a modernização do sistema, com novas rotas, investimento em ônibus zero emissões e implantação de integração temporal entre todas as linhas da capital, com foco na agilidade do deslocamento e na qualidade do serviço.
O leilão será de cinco lotes – dois de BRTs (abrangendo as linhas que circulam em canaletas exclusivas) e três regionais (Norte, Sul e Oeste) com contrato de operação de 15 anos.
Os investimentos previstos são de R$ 3,7 bilhões no período e incluem a aquisição de 245 ônibus elétricos em cinco anos, de 149 ônibus a diesel modelo Euro 6 no início do contrato e mais 1.084 veículos ao longo do contrato.
O projeto também contempla a construção de dois eletropostos públicos, nos terminais Capão Raso e Capão da Imbuia. Além disso, estão programadas a construção e requalificação de 16 estações-tubo, reformulação de traçados de 30 itinerários e criação de cinco novas linhas.
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