Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ciência na Escola

Paleontóloga revela como é a vida de um cientista e ensina estudantes de Curitiba sobre fósseis

Paleontóloga revela como é a vida de um cientista e ensina estudantes de Curitiba sobre fósseis. Curitiba, 07/08/025. Foto: Luiz Costa/SME

Texto: Maria Duarte / Secom

Os estudantes da Escola Municipal Kó Yamawaki, no Bairro Alto (Regional Boa Vista), participaram de uma atividade especial nesta quinta-feira (7/8), promovida pelo projeto Cientistas na Escola, que leva pesquisadores para dentro das salas de aula com o objetivo de estimular o interesse e o gosto pela Ciência.

A professora doutora Cristina Silveira Vega, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explicou às crianças o que faz um cientista paleontólogo e como ocorre a formação de fósseis.

Ela também explicou a diferença entre arqueologia (estudo do passado humano, tanto de culturas antigas quanto recentes, através da análise de vestígios materiais) e paleontologia (ciência que estuda os vestígios de seres vivos do passado, preservados em rochas como fósseis, para compreender a história da vida na Terra).

“Quando os seres vivos morrem, seja um dinossauro ou um ser vivo atual, eles podem ter seus ossos preservados, e, a partir do estudo desses esqueletos, aprendemos muitas coisas sobre como era a vida deles”, explicou Cristina.

Os estudantes ficaram animados ao examinar os fósseis levados pela equipe de Cristina à escola, inclusive insetos preservados no âmbar (resina vegetal).

“A vida do cientista é maravilhosa, olha quanta coisa as pessoas podem descobrir só examinando um pedaço do esqueleto”, comentou Maria Efigênia D´Ávila, do 3º ano do Ensino Fundamental.

A professora Jessica Tomiko contou que foi a primeira vez que a turma de Maria teve contato com o projeto Cientistas na Escola. “Eles estavam muito ansiosos, animados mesmo”, relatou.

Segundo a professora Santina Bordini, das Práticas de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal da Educação, o projeto, além de aproximar a Ciência da sala de aula, colabora para a formação de cidadãos mais críticos.

O Cientistas na Escola é realizado com o apoio de cientistas das universidades, que visitam as unidades e apresentam suas pesquisas e projetos. Somente no ano passado, cerca de 400 turmas foram beneficiadas, com 12 mil estudantes ao todo, em unidades educacionais das dez regionais.

Os temas incluem biologia, neurociências, química, células-tronco, paleontologia, conservação de espécies de animais, clima, drones, entre outros.

Como funciona?

Todos os anos, as escolas recebem convites para divulgar o projeto entre os professores que atuam com Ciências ou com as práticas de Ciência e Tecnologias. Os professores interessados se inscrevem e os encontros com os estudantes são agendados.

As universidades parcerias são UFPR, UTFPR, PUC-PR, Fiocruz, entre outras.