O prefeito em exercício de Curitiba, Paulo Martins, participou nesta quarta-feira (16/7) da comemoração pelo Dia do Comerciante, promovida pela Associação Comercial do Paraná (ACP). A cerimônia homenageou empresas e profissionais que se destacam no fortalecimento do comércio e no desenvolvimento econômico do Paraná.
O evento também celebrou a trajetória de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, importante figura histórica, reconhecido oficialmente como o Patrono do Comércio do Paraná por lei estadual desde 2014.
O prefeito em exercício falou durante seu discurso sobre o papel social e histórico dos comerciantes.
“Os processos de aglomerações urbanas que a gente depois entende como formação de cidades se iniciam por alguma característica natural do local, como um rio, um relevo, ou algo assim, mas eles permanecem, prosperam e passam a existir historicamente por conta do comércio, da prática comercial, das trocas”, destaca Paulo Martins.
Segundo o prefeito em exercício, o papel do comércio é essencial na sociedade.
"De certa forma, somos todos comerciantes, porque somos seres sociais e comerciar faz parte da vida cotidiana em sociedade. Alguns praticam esse sistema de troca de forma remunerada, outros não, mas estamos trocando o tempo inteiro. Os comerciantes são verdadeiros protagonistas sociais", afirmou.
Para Martins, é essencial reconhecer o comerciante como um ator social responsável por tecer os fios mais fortes do tecido social que ajuda a sociedade a permanecer unida.
“É assim que eu os enxergo. Por isso é com muita alegria e respeito verdadeiro estar aqui hoje ao lado de vocês”, reforçou.
O prefeito em exercício também ressaltar ou o papel da ACP na preservação da memória do Barão do Serro Azul.
“Quero fazer um cumprimento especial à Associação Comercial pelo seu papel de preservação da nossa história e de nossas referências. É maravilhosa a postura da entidade em relação à memória do Barão do Serro Azul. Nós precisamos de referências”, completou.
Segundo o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggeroni, a comemoração tem o objetivo de reconhecer o trabalho diário de quem move o setor comercial no Estado.
“Somos gratos pelo olhar atento à nossa história e aos comerciantes que mantêm vivo e pujante o comércio paranaense. As empresas homenageadas hoje são uma inspiração com suas histórias de perseverança e luta”, completou.
Presenças
Participaram da cerimônia, pela Prefeitura, os presidentes da Agência Curitiba, Dario Paixão; da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; da Cohab, André Baú; da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; e a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis.
Também compareceram o presidente de Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os ex-presidentes da ACP Camilo Turmina, Jonel Chede e Ardisson Akel; o presidente do IDI, Edson Ramos; Virgílio Moreira Filho, representando a Fiep; o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira; Fernando Fontana, bisneto do Barão do Cerro Azul; Ari Faria Bittencourt, representando a Fecomércio; o presidente da Faciap, Flávio Furlan; presidente do CorePR, Paulo Nauiack; o secretário do Codesul, Orlando Pessuti; o presidente do TRE, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; Sebastião Motta, representando a Junta Comercial do Paraná; o presidente do Lactec, Maximiliano Orfalli; Nelson Costa, representando a Ocepar; Joaílson Antonio Agostinho, representando o Sebre; o diretor comercial do Bradesco, Mario Vicentim; o diretor do Grupo Barigui, Felix Bordin; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Paulo Roberto Hapner; o presidente do CIEE, Antoninho Caron; e o presidente do CRMPR, Romualdo Gama.