Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadania

Oficinas livres são mais uma oportunidade para participar da revisão do Plano Diretor

Temáticas da revisão do Plano Diretor são representadas pro oito personas: Planeta (Rosa), Paz (Angela), Prosperidade (Lia), Parcerias (Raul), Pessoas (Ivo), Pertencimento e Patrimônio (Dalton), mediados pelo Poder Público (Hugo) e pela Pesquisa e Planejamento (Clara).

O processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba prevê diferentes modalidades de participação popular na discussão das diretrizes de desenvolvimento urbano sustentável de Curitiba. As oficinas têm sido uma estratégia de ampliar os debates nos mais diversos nichos: técnico, político, profissional, empresarial, acadêmico e até com as crianças, por meio do Urbanista Mirim. As ações estão previstas no modelo de revisão coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A partir de 15 de julho, serão realizadas as oficinas comunitárias nas administrações regionais, sempre às terças e quintas, até 21 de agosto, com uma programação intensa de atividades durante a Imersão Urbana, como preparação para as discussões que ocorrerão das 18h30 às 21h30. Confira o calendário e acompanhe as atualizações dos locais de reunião aqui 

Mas há ainda outra modalidade de debate que pode ser organizado organicamente, por coletivos de todos os segmentos. 

“As Oficinas Livres são uma oportunidade para os cidadãos organizarem grupos e discutirem temas de desenvolvimento urbano que podem ser acolhidos na revisão. É uma estratégia de pedagogia urbana que promove o envolvimento da sociedade”, avalia Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador geral do processo de revisão do Plano Diretor de 2025.

Para dar suporte à realização das Oficinas Livres, os técnicos do Fluxo de Participação do processo de revisão organizaram um enxoval completo de conteúdo e materiais que vão ajudar na sistematização de desafios e propostas para o planejamento urbano. Qualquer grupo de pessoas, entidades, associações ou organização coletiva pode promover suas próprias reuniões, que poderão ou não ter intermediação de um servidor do Ippuc.  O material de apoio com as orientações e dicas de organização da oficina está disponível no site do Plano Direto  e na Plataforma ReDus. Para agendar moderações técnicas e também tirar dúvidas sobre o processo, os interessados podem mandar um email para planodiretor@ippuc.org.br 

Revisão

Criado em 1966, o Plano Diretor precisa passar por revisões a cada dez anos, conforme o Estatuto da Cidade. Em Curitiba, o processo deve ser concluído com a aprovação da nova lei, até dezembro de 2026.