As margens do Rio Arroio Cercado, que corre ao longo da Rua Professor Zacarias Liteka, no Sítio Cercado, estão sendo recuperadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Os serviços começaram na manhã desta sexta-feira (6/9) e devem durar aproximadamente quatro semanas.
A revitalização do local, que fica no trecho entre as ruas João Eloy de Souza e Cid Marcondes de Albuquerque, se estenderá para a ciclovia e a calçada, que sofreram danos causados pela erosão de uma das margens do rio.
A necessidade de substituição das estruturas que sustentam as margens do Arroio Cercado surgiu após a raiz de uma árvore de grande porte destruir parcialmente o antigo muro de contenção. Parte da parede rompida passou a interferir no curso da correnteza, que começou a atingir com força desproporcional a outra margem do rio, fragilizando a base do muro de contenção e provocando erosão.
O trabalho que está em andamento prevê a implantação de 120 tubos de concreto de 1,5 metro no trecho de 45 metros de margem de ambos os lados do rio. Os tubos substituirão o muro, que está sendo removido por completo, e serão preenchidos com concreto e estacas.
Também está sendo feito o desassoreamento, a limpeza com retirada de entulhos e estabilização do talude do Arroio Cercado com muro de contenção.
“Além de proporcionar o livre escoamento das águas, minimizando os riscos de enchentes, a intervenção garantirá segurança para o sistema viário local”, explicou o engenheiro Augusto Meyer, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem.
Asfalto novo
A Rua Professor Zacarias Liteka também está passando por obras de revitalização do pavimento. O trecho de 100 metros entre as ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Irmã Maria Francisca Paolino, no bairro Sítio Cercado, está ganhando asfalto novo.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, lembrou que as ações de pavimentação estão se estendendo pelo bairro e irão beneficiar moradores e comerciantes.
“Ruas como a Sant’Ana do Itararé, a José Manuel Voluz, a Cidade de Ouro, a Coronel Victor Agner Kendrick e a José Segismundo Vendramini estão próximas de serem requalificadas e trarão mais segurança e conforto a todos que trefegam por elas”, disse Rodrigues.
“A parceria com o governo estadual, que nos concedeu financiamento por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, também possibilita que levemos asfaltos novo para ruas importantes para o Sítio Cercado, como a Guaçuí, Tujucas do Sul, Izaac Ferreira da Cruz, Rancho Alegre e Pioneiros”, completou o secretário.