A Regional Santa Felicidade está passando por uma série de melhorias com serviços de correção geométrica. Quem passa no bairro Mossunguê pela Rua Francisco Jugliar, na esquina com a Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, já percebe que a região está com uma cara nova.
Uma intervenção no cruzamento das ruas Francisco Juglair com a Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, no Campo Comprido, no local que antes abrigava um trecho de asfalto que isolava o caminho dos pedestres, deixou o trecho mais acessível. Além disso, as melhorias incluem o reforço na sinalização e a pintura das faixas de pedestres e a implantação de rampas de acesso para ampliar a acessibilidade e a mobilidade.
Outro ponto que está passando por obras é a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, também na esquina da Rua Francisco Jugliar. A movimentada rua está recebendo calçadas, meio-fio e grama.
Para o chaveiro José Carlos de Miranda, que realiza serviços pelo bairro, a falta de calçadas adequadas para o trânsito seguro de pedestres vai dar lugar à tranquilidade.
“Passando por aqui deu para ver que estão mexendo nas calçadas e na sinalização. Apesar de sempre ter sido boa, a rua aqui era meio complicada para os pedestres, já que tinha trechos sem calçada. Agora vai melhorar bastante”, comentou.
Mobilidade e segurança
Os projetos de correção geométrica foram desenvolvidos pela Superintendência de Trânsito (Setran) e executados pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM). Em 2025, foram instaladas 731 rampas de acessibilidade pela Setran.
“As ações de melhorias de infraestrutura urbana são importantes para garantir a mobilidade e a segurança no trânsito no município. O objetivo é constituir um trânsito cada vez mais seguro e acessível aos pedestres e pessoas com deficiência nas dez administrações regionais da cidade. Já ultrapassamos a meta das 700 rampas ou rebaixamentos de acessibilidade, melhorias importantes em rotas e trechos de calçadas para tornar caminhos mais acessíveis e aos poucos nós vamos avançando, cada vez mais em prol da segurança viária”, destacou o superintendente de Trânsito, Gustavo Garrett.
Próximas ações
Também receberão correção geométrica as ruas Pedro Nicco; Antônio Escorsin; Prof. Francisco Zardo; Madre Clelia Merloni; Alberto Bernarski; Arturo Seepi e as avenidas Vereador Toaldo Tulio e Manoel Ribas.
“São melhorias realizadas de forma contínua para deixar os bairros mais seguros e acessíveis no dia a dia. A correção geométrica ajuda a organizar o trânsito, facilita a circulação e traz mais conforto para os moradores”, afirma o administrador da Regional Santa Felicidade, José Dirceu de Matos.
PRO Curitiba
As obras fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, que engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.