A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba está ampliando e reformando a Unidade de Saúde Capanema (Rua Manoel Martins de Abreu, 830 – Prado Velho) e precisará fechá-la a partir desta quinta-feira (18/12) para a nova etapa de obras, iniciadas em julho deste ano.
Como o trabalho previsto está sendo executado em etapas, só agora será necessário interromper alguns atendimentos para conclusão das obras. A entrega final da ampliação e reforma está prevista para fevereiro de 2026.
“Pedimos a compreensão dos 8 mil usuários cadastrados durante o período de obras. Temos certeza que o resultado final trará benefícios tanto à população quando aos profissionais que atuam nesta unidade”, declara a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Com a ampliação, a US passará dos atuais 362,42 m² para 462,77 m² de área útil total.
Espaço Saúde
A coleta de exames, vacinas e dispensação de medicamentos e insumos, como bolsas de colostomia, frascos de dieta, dieta enteral, fórmulas infantis, fitas de glicemia e outros materiais entregues mensalmente em nome do paciente, permanecerão sendo ofertados no Espaço Saúde, que fica no mesmo terreno da unidade. O trabalho administrativo também será mantido nesse local, inclusive com a realização de novos cadastros e a emissão do Cartão Nacional do SUS.
O atendimento com médicos e enfermeiros serão realizados no Ambulatório UNIICA (Av. Marechal Floriano Peixoto, 2509, bairro Prado Velho), na mesma região onde está localizada a US Capanema.
Já o atendimento odontológico será deslocado para a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho).
Serviços em execução
Na etapa atual das obras, será substituída toda a cobertura da unidade, o que inviabiliza o atendimento da população na estrutura onde os trabalhadores estarão atuando. O telhado deixará de ser em telha de fibrocimento e passará a ser em telha metálica, com tratamento térmico e acústico, além da instalação de uma solução de ventilação contínua, mesmo nos locais em que não há janela para o exterior.
Será ampliado o número de consultórios, passando de seis para oito salas; implantação de consultórios de ginecologia com instalação sanitária acessível; reforma dos banheiros dos usuários e dos funcionários com acessibilidade; substituição de louças e metais danificados; troca de pisos e rodapé; substituição de caixas d’água, entre outras melhorias.
A Sala de Vacina será reformada no novo padrão da SMS e a farmácia será transferida para novo ambiente, de forma a melhorar a ergonomia e ampliar a área de armazenamento de medicamentos.
Também estão previstos serviços de pintura interna e externa, revisão das esquadrias metálicas, substituição de toda rede elétrica, adequação da rede pluvial e de esgoto, além da troca do mobiliário e ampliação da varanda na área da frente da unidade.