Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham em ritmo acelerado para finalizar a recomposição emergencial do pavimento da Rua Vital Brasil, no bairro Portão. A previsão é que, até meados da próxima semana, os serviços sejam concluídos no trecho entre a Avenida Arthur Bernardes e a Rua Tabajaras, onde a aplicação de massa asfáltica teve início nesta sexta-feira (4/7).
No trecho entre as ruas Tabajara e Tamoios, os trabalhos se concentram na implantação de um novo sistema de drenagem. Na sequência, será feita a pavimentação da via, com conclusão estimada para cerca de dez dias, dependendo das condições climáticas e a via poderá ser completamente liberada à circulação de veículos. As obras emergenciais na Vital Brasil começaram em 16 de junho e são uma alternativa enquanto o município realiza nova licitação para contratar uma empresa que dê continuidade às obras que integram o Lote 1 do Novo Inter 2, após a decisão do município de rescisão contratual com os consórcios que eram responsáveis pelas obras.
Antes da atuação das equipes próprias da Prefeitura, a via estava interditada à circulação dos moradores devido a uma escavação de aproximadamente dois metros de profundidade. A ação do município garantiu a segurança da população e viabilizou a instalação de um novo sistema de drenagem permanente. Além disso, as camadas da via foram recompostas e as bases preparadas para a nova pavimentação.
“Estamos concentrando esforços em intervenções emergenciais nos pontos mais críticos, para garantir mobilidade e segurança para quem transita pela região”, afirma o engenheiro Diego Prendin, diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação da Smop que coordena as obras paliativas na rua do Lote 1.
Vital Brasil
Estratégica para a mobilidade da região centro-sul da cidade, a Rua Vital Brasil integra o Lote 1 do projeto do Novo Inter 2. As intervenções previstas na via foram interrompidas pela empresa responsável pela obra. Diante da descontinuidade dos serviços, a Prefeitura iniciou uma ação temporária para assegurar a circulação segura de veículos e pedestres, até a conclusão de nova licitação e contratação de uma nova empresa.
“São obras temporárias que foram assumidas pelo município para reduzir os transtornos enfrentados por moradores, comerciantes e motoristas que circulam pela região, até que as obras definitivas sejam retomadas. Não poderíamos deixar que os moradores e pessoas que circulam pelo local aguardassem por esse processo sem a devida segurança”, explica Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
Ao todo, são 400 metros de intervenções ao longo da Rua Vital Brasil, que estão sendo executadas quadra a quadra. A decisão do município de assumir os serviços foi tomada após sucessivas tentativas de correção no andamento da obra, que apresentou ritmo de execução abaixo do esperado e comprometeram o cronograma além de reincidência de falhas técnicas que comprometeram a qualidade dos serviços prestados.
O projeto completo da via inclui obras de drenagem, nova pavimentação, construção de calçadas, paisagismo e sinalização viária. Os trabalhos haviam sido iniciados em abril, com previsão de término até o fim de agosto, mas a performance insatisfatória da empresa executora levou à necessidade de intervenção direta da Prefeitura.
Lote 1
As intervenções do Lote 1 contemplam as ruas Hugo Kinzelmann, Estanislau Pampuche, Heitor Alencar Furtado, Major Heitor Guimarães, General Mário Tourinho e Saldanha Marinho; as avenidas Presidente Arthur Bernardes e República Argentina; as ruas Prof. Doracy Cezzarino, Francisco Klemtz, Padre Leonardo Nunes, Álvaro Vardânega, Sylvio Zeny, Francisco Frischmann, Arion Niepce da Silva, Engenheiro Niepce da Silva, Tamoios, Edmir Silveira D’Ávila, João Alencar Guimarães, Coronel Hoche Pedra Pires, Major França Gomes, Coronel Airton Plaisant, Curupaitis, Ulisses Vieira, Bocaiúva, Vital Brasil, Wenceslau Glaser e Prof. Dr. Pedro Ribeiro Macedo da Costa.
Com a interrupção dos trabalhos pelas empresas o município precisou intervir nas ruas Hugo Kinzelmann, Major Heitor Guimarães, Professora Doracy Cezzarino, Padre Leonardo Nunes, Álvaro Vardânega, Arion Niepce da Silva, Engenheiro Niepce da Silva, Tamoios, Bocaiúva, Vital Brasil e Av. Presidente Arthur Bernardes.
Novo Inter 2
O Novo Inter 2 é uma das maiores iniciativas de modernização do transporte coletivo de Curitiba. O projeto prevê melhorias nos 38 quilômetros do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II. O benefício é direto na rotina de mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e um total de 181 mil passageiros por dia útil. A iniciativa contempla a requalificação de vias, implantação de novos pavimentos e calçadas, nova iluminação pública e melhorias na drenagem.