Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Visita ao zoológico

O mundo dos bichos pelo olhar das crianças

Giulia Vicentini, 10 anos, e Gabriela Serena, 12, visitam o Zoológico no Alto Boqueirão. Curitiba, 11/01/2012 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A girafa é tão elegante, que quando anda parece uma top model. O tigre dá vontade de levar para casa e tratar como um gatinho, de tão lindo. O hipopótamo é imenso e os cisnes, muito delicados. Os macacos vivem bem e seguros na ilha reservada a eles. O leão, é rei mesmo, é só ver a pose.

Os comentários e avaliações são das primas Giulia Vicentini, 10 anos, e Gabriela Serena , 12, que nesta semana passaram uma manhã inteira no Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão. Encantadas com os animais e atentas a tudo, as duas visitaram o zoo como se fosse a primeira vez - e não foi. 
 

Em cada recinto, um rosário de elogios aos animais, conhecimento de hábitos e características das espécies e preocupação com o meio ambiente. As primas moram no Boqueirão. Gabriela estuda na Escola Estadual Professora Luisa Rossi e Giulia, na Escola Objetiva.
 

No primeiro abrigo visitado, admiração e suspiros. O novo morador do zoológico, o tigre Shogun, que veio do parque Beto Carrero, descansava de patas para cima. "É muito fofo, dá vontade de passar a mão e tratar como um gatinho", disse Gabriela.
 

Animadas e pacientes, as meninas voltaram três vezes ao abrigo das girafas, até conseguir que os animais chegassem mais perto da grade. As girafas receberam os mais diversos adjetivos: imponentes pela altura  e elegantes ao andar. "É tão linda, que eu queria levar para casa", disse Giulia.

Nada passou despercebido das visitantes. Pássaros por toda a parte, a cor das flores, o tipo da moradia dos animais e o convívio pacífico entre diferentes espécies. "São os homens que brigam por qualquer coisa", afirmou Gabriela.
 

"São imensos, mas tão bonitos", disse Giulia quando dois, dos três hipopótomos do zoo, saíram da água. "A água deles tem que ser bem limpinha, se não vai fazer mal pra eles", acrescentou. "Veja, um deles bateu o pé antes de sair da água", observou Gabriela.

Os macacos são sempre uma sensação. O chimpanzé, espécie em extinção, estava recolhido, depois da lanchinho da manhã. O babuíno Babu também estava num momento relax.
 

Já a ilha dos macacos-prego é diversão garantida."Sabe que tem um país onde matam o macaco-prego pra comer?", disse Gabriela, indignada. "Os macacos têm muita habilidade pra fazer as coisas e são muito inteligentes", disse Giulia. "E o lugar onde eles ficam é bem legal, eles ficam bem aqui", avaliou Gabriela.

O desfile majestoso dos cisnes brancos, negros e do pescoço preto sobre as águas encanta as meninas. Depois dos elogios, vem o conhecimento: "sabe por que os cisnes flutuam na água? Porque eles têm ar entre as penas", explicou Gabriela à prima.
 

Em seguida, as meninas saíram em disparada. É que viram de longe e no alto o leão Simba, descansando no aparador de madeira onde sobe para se exercitar. A pose é de rei. "É muito lindo. Lá em cima parece até que está fazendo pose pra foto", brincou Giulia.

Uma parada chique no passeio: ver uma por uma as placas de concreto da "galeria da fama" do zoo, onde pequenas estrelas marcam suas patas. Um momento de indignação: Giulia flagra uma garrafa de água jogada no recinto ao lado do abrigo do jacaré. "De tanto lixo, o mundo vai acabar", reclamou.

Giulia e Gabriela terminaram o passeio sem demonstrar o menor cansaço e com o sorriso de quem sabe que voltará ao zoo muitas vezes, com o mesmo encanto, como se fosse a primeira vez.
 

Obras - O Zoológico de Curitiba tem mais de 1,8 mil animais de 130 espécies, entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis. A média mensal de visitantes é de 50 mil pessoas. Em finais de semana, com tempo bom, o número de visitantes chega a 15 mil.

Em 2011, o Zoológico ganhou novas atrações: o nascimento de 56 aves e mamíferos. Entre eles, filhotes de babuíno, lontra, mico-leão-da-cara-dourada, papagaio-de-peito-roxo, ganso-canadense e cisne-branco.

Novos animais também chegaram ao zoo, como uma lontra fêmea, um casal de macacos sauá e uma onça parda, recebida do Ibama. O zoo tem 210 mamíferos, de 40 espécies; 490 aves, de 86 espécies, e mil répteis, de nove espécies.
 

Nos últimos anos, o zoo passou por reformas e reforço na segurança, com um módulo 24 horas da Guarda Municipal. A Prefeitura está reformando a entrada do zoológico e a área de estacionamento.