Ir para o conteúdo
Integração funcional

Novos servidores da Saúde participam de bate-papo sobre a vida funcional e falam do estágio probatório

Novos servidores da Secretaria Municipal da Saúde participaram de reunião online de integração com a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal. Curitiba, 06/02/2026. Foto: Hully Paiva/SECOM

Texto: Fabiana Fernandes

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Servidores que tomaram posse nos últimos dois meses na Secretaria Municipal da Saúde participaram, nesta sexta-feira (6/2), de reunião online com a equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP). Esta foi a terceira reunião com parte dos 207 novos servidores de diversas carreiras.

Na abertura do encontro, a chefe do Núcleo da Saúde, Joelma Aparecida Bakum Miguel, enfatizou a importância desse momento de orientação sobre a vida funcional e financeira, num bate-papo preparado especialmente para os novos servidores.

Dentre os temas apresentados pela equipe do Núcleo de Gestão de Pessoal – Saúde, o estágio probatório foi um dos que mais chamaram a atenção dos novos servidores. O período de três anos de efetivo exercício permite verificar se o servidor tem aptidão e capacidade para o desempenho das atribuições do cargo. A aprovação nas avaliações do estágio probatório resulta na estabilidade funcional.

“Na Saúde, a pontualidade é um aspecto muito valorizado”, destacou o servidor André Machado Lopes, ao citar os pontos avaliados durante esta etapa.

Ele informou ainda que os novos servidores devem ficar cientes da comissão que fará a sua avaliação. E apresentou o passo a passo que cada profissional deve seguir usando o Portal do Servidor. “Procurem a chefia para que possam cumprir todas as etapas. E se precisarem, contem com a equipe do Núcleo”, disse ele.

Plano de saúde e previdência

Durante a apresentação, Márcia Braz Machado falou de outros assuntos importantes como o pagamento dos salários, o Portal do Servidor, o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), a previdência social do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba).

Ao abordar o auxílio para o transporte, ela recomendou que os servidores façam o cálculo para verificar se vale a pena solicitar. Isso pode mudar, conforme o vencimento de cada carreira.

Para tornar a apresentação ainda mais dinâmica, além da apresentação, outra parte da equipe respondeu aos questionamentos que os participantes puderam fazer de forma online, pelo chat.

Outras reuniões como esta deverão ser agendadas para os servidores concursados das seguintes carreiras: auxiliar de saúde bucal em saúde pública, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, técnico de enfermagem em saúde pública, técnico de saúde bucal em saúde pública, terapeuta ocupacional.