Os novos servidores da Prefeitura de Curitiba, que estão tomando posse desde sexta-feira (5/12), têm a oportunidade de conhecer mais sobre o plano de previdência complementar patrocinada da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba – CuritibaPrev – Aprev do Servidor, benefício garantido aos novos servidores.
Nesta terça-feira (9/12), a analista de previdência da CuritibaPrev, Ana Paula Bregolato, apresentou aos novos estatutários a importância da previdência complementar, atualmente uma opção que, por lei, deve ser oferecida de forma obrigatória pelos municípios, estados e pela União aos seus servidores. A exigência está estabelecida na Emenda Constitucional 103/2019, a Reforma da Previdência.
A enfermeira Eloize Setim, de 38 anos, é uma das novas participantes da previdência complementar da CuritibaPrev. Depois de trabalhar por 11 anos na Feas (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), ela assumiu a vaga como servidora municipal concursada da Prefeitura de Curitiba.
Eloize não conhecia essa modalidade de plano de previdência, mas disse que já se preocupa com a sua aposentadoria, no futuro. “Um dos motivos para a escolha do concurso foi a questão previdenciária”, afirmou. Formada há 18 anos, ela escolheu a Unidade de Saúde Eucaliptos, no Alto Boqueirão, para começar a sua trajetória profissional.
Previdência patrocinada
Ela e todos os novos servidores estatutários são automaticamente vinculados ao CuritibaPrev Plan 1, no qual o servidor contribui com 3% do seu salário.
Por ser patrocinada, o servidor recebe ainda o mesmo percentual de 3% no seu plano de previdência complementar da CuritibaPrev como contrapartida do Município. O valor acumulado (3% do servidor e mais 3% da Prefeitura) é guardado em nome do servidor, que é o dono do dinheiro depositado na poupança previdenciária.
Ana Paula explicou brevemente aos novos servidores o papel do regime próprio de previdência, que cabe ao IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e que é obrigatório a todos. Acrescentou que a previdência complementar, que deve ser garantida pela Prefeitura, pode ser a opção escolhida pelo servidor para complementar a sua aposentadoria quando ele se aposentar.
A representante da CuritibaPrev observou que a previdência complementar possibilita abater até 12% na declaração do imposto de renda, para pagar menos imposto de renda ou aumentar a restituição. O benefício fiscal está previsto na legislação da Receita Federal.