O IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) recebeu, na tarde desta quarta-feira (26/11), um grupo de pensionistas, ou seja, dependentes de servidores que faleceram recentemente e que, a partir deste mês, são beneficiários do Instituto. A reunião mensal foi realizada na sede do IPMC, no Alto da Glória.
Praticamente todos os pensionistas estavam acompanhados de alguém da família. Foi assim com a Leonice Alzira Ramos, de 79 anos, que levou a filha Ellen Caroline Ramos. “Achamos interessante ter esse momento para tirarmos as dúvidas”, comentou Ellen.
Fátima Dornelles também estava com a mãe, Natércia Dornelles, de 76 anos. “Li o material que o IPMC mandou por e-mail antes da reunião, que foi bem importante para nós”, declarou a filha que, assim como outros pensionistas, ficou surpresa com o redutor aplicado no cálculo.
De acordo com a Emenda Constitucional 103/2019, a Reforma da Previdência, quem já é aposentado precisa escolher o benefício que receberá de forma integral. No outro benefício, é aplicado um redutor, conforme o cálculo definido na legislação.
Durante a apresentação, a servidora Daiane Danieli Perpétuo Lopes do Nascimento, que integra a equipe de atendimento do IPMC, explicou aos participantes que a regra vale para todos. E que no momento da definição, o dependente pode escolher receber o valor mais vantajoso, de forma integral.
Ela falou ainda do Programa Vida Nova, que promove atividades variadas para integrar aposentados e pensionistas.
Daiane enfatizou a importância de o beneficiário manter seus dados atualizados e de fazer a prova de vida uma vez ao ano.
Sempre que necessário, os pensionistas podem entrar em contato com o IPMC pelo telefone (41)3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.