O diretor administrativo-financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), Marcos Aurelio Litz, é o ganhador do Troféu Benchmark 2025 na categoria Melhor Dirigente de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), uma das 22 da premiação nacional organizada pela Revista Investidor Institucional, veículo especializado no mercado de investimentos. O anúncio foi feito neste domingo (23/11).
“Essa conquista é resultado do trabalho de uma equipe de servidores engajada no cuidado com os recursos do regime próprio de previdência. Temos organizado a carteira do IPMC para que ela traga cada vez mais resultados aos servidores da Prefeitura de Curitiba, futuros beneficiários do Instituto”, afirma Litz. O termo carteira de investimentos representa o conjunto de aplicações, neste caso, que o RPPS tem.
Os premiados em cada uma das 22 categorias foram escolhidos por votação, com a participação de empresas e instituições ligadas ao mercado de investimentos.
Benchmark é um índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma estratégia da área de investimentos que pode ser comparado a similares.
Por que olharam para o IPMC?
Na avaliação do diretor do IPMC, que já trabalhou na área da previdência complementar, o reconhecimento dos profissionais de mercado é fruto das novas estratégias de investimentos adotadas pelo RPPS da Prefeitura de Curitiba, da profissionalização dos servidores envolvidos, do envolvimento cada vez maior dos integrantes dos colegiados. Esse conjunto de iniciativas, avalia, chamou a atenção do mercado.
Marcos Litz é economista credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É profissional da área de investimentos e previdência há mais de 30 anos. (âncora).
Ele observa que a previdência privada sempre foi o segmento mais atento aos investimentos de longo prazo, tudo de forma muito organizada.
“Mas nós, do RPPS, devemos fazer o mesmo. Precisamos nos profissionalizar para crescermos. Não precisamos do dinheiro para amanhã e a carteira deve refletir esse cuidado com o longo prazo, observando as regras dos regimes próprios, que são diferentes da previdência privada”, comenta.
Mensagem ao servidor da Prefeitura
De acordo com o diretor, o servidor da Prefeitura de Curitiba pode e deve acompanhar o trabalho do IPMC na área de investimentos.
“Quanto melhor a gestão e mais ativa, maior a garantia dos pagamentos décadas à frente. O servidor deveria estar atento porque o dinheiro dele faz parte dos recursos que devem aumentar para garantir tranquilidade quando os benefícios – aposentadorias e pensões – começarem a ser pagos, no futuro”, diz ele.
“Não deixem para se preocupar apenas quando se aposentarem”, ensina.
No site do IPMC é possível conferir os relatórios mensal, trimestral e anual de investimentos, um resumo das principais informações relativas ao desempenho e ao cumprimento da meta atuarial.
Além deles, os servidores têm acesso a um documento resumido sobre os investimentos mês a mês, que aponta a performance do Instituto e revela a evolução do patrimônio e a diversificação dos investimentos.
O serviço “lâmina de investimentos” está disponível no portal do IPMC e é liberado a partir do dia 20, com informações do mês anterior. O documento traz sempre comentários que ajudam o servidor a entender melhor sobre a economia global, brasileira e o cenário do IPMC.
Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato diretamente com a área de investimentos pelo e-mail investimentos@curitiba.pr.gov.br
Litz
Marcos Aurélio Litz é diretor Administrativo e Financeiro do IPMC. Economista, com pós-graduação em Finanças e Controladoria e MBA Executivo em Finanças, detém as certificações Anbima CPA-20, profissional de investimentos pelo ICSS e CP RPPS CGINV III – Certificação Profissional em Regime Próprio de Previdência Social (nível Avançado).
Possui larga experiência no mercado financeiro e de capitais, atuou em bancos locais e internacionais, corretoras de valores, gestoras de recursos (asset management) e fundos de pensão, tendo ocupado cargos de liderança em instituições como Fundação Itaipu, CuritibaPrev, Fundação Libertas e Cifrão – Fundo de Pensão da Casa da Moeda do Brasil.