A Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento está promovendo um curso de formação para os novos auditores que foram incorporados aos quadros do órgão. Com duração de dez dias, os sete auditores recém-empossados estão sendo preparados para reforçar a equipe técnica para a Reforma Tributária, que entra em vigor a partir de 2026.
O curso começou em 4 de agosto e termina nesta sexta-feira (15/8). É coordenado pelas auditoras Camila Scoparo e Faria e Kendra Prosdócimo Santos. “A ideia é trazer o conhecimento da prática da fiscalização tanto do nosso departamento de rendas mobiliárias, que cuida do ISS, quanto o departamento de rendas imobiliárias (IPTU e ITBI)", diz Camila. "O objetivo é transmitir o máximo de conhecimento para possibilitar que esses auditores tenham já uma bagagem inicial para conseguir começar a trabalhar no dia a dia”, completa Kendra.
Os cursos de formação ocorrem sempre que são empossados novos auditores e nesta edição há um módulo específico da transição da Reforma Tributária, para tratar da reestruturação dos departamentos, implementação de sistemas e operacionalização da legislação que foi aprovada recentemente.
Os sete auditores participaram do último concurso para a carreira no município, realizado em 2019, que foi voltado para algumas formações, dentre elas direito, contabilidade, economia, analista de sistemas, administração de empresas e engenharia civil.
Do Norte ao Sul
Os auditores vêm de várias partes do Brasil para fazer parte dos quadros do município. Rebeca Teixeira de Carvalho trabalhava no Tribunal de Contas do Amapá antes de ser nomeada na Prefeitura de Curitiba.
“Troquei o Norte pelo Sul e estou gostando muito do curso, tem sido enriquecedor. E o ambiente de trabalho, os colegas têm sido muito receptivos, disponíveis para ensinar”, disse ela, que garante que não se assusta com o frio curitibano. “Muitos casacos resolvem”, brincou.
Do calor de Fortaleza para o frio de Curitiba, o auditor Leonardo Oliveira Kamiya atuava na área bancária antes de assumir o cargo. “Estou fazendo a mudança. A família está morando em Florianópolis, então está pertinho”, contou. Ele diz que teve acesso a um panorama bem amplo da secretaria no curso de formação.
“O que deu pra perceber é uma visão renovada, um olhar para o futuro, para a inovação de processos. Essa orientação, que eu via acontecer no setor bancário, eu encontrei aqui também”, disse.
Aprendizado
Kellen dos Santos Lencina Bolzani, que é do Rio Grande do Sul e mora há 11 anos em Curitiba, destaca o atual momento de aprendizado. “A gente está entrando nesse momento importante, a Reforma Tributária está acontecendo. Estamos aprendendo com os colegas que já estão há bastante tempo tratando do tema”, disse.
Os outros auditores nomeados são Vitor Pestana Ostrensky, Osvaldo Henrique Pigozzo, Gustavo Galvão de Miranda Pinazza e Andrey Cristiani Sottomaior Camargo.
A equipe de auditores da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento é composta por 100 profissionais.