As principais orientações sobre o funcionamento do comércio ambulante em Curitiba são o tema da mais recente postagem da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) no Instagram. A rede social é a nova ferramenta de comunicação usada pelo órgão para manter o público - especializado e leigo - informado sobre os serviços disponíveis, como acessá-los e as providências necessárias para ficar em dia com a legislação municipal.
A conta na rede social foi lançada pelo secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto, há cerca de 20 dias, no encerramento da palestra feita por ele para associados do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). “Foi ótimo porque já saímos de lá com cerca de 200 seguidores fiéis”, disse, referindo-se à plateia formada também por arquitetos e empresários da construção civil.
Com o novo canal, a ideia da SMU é ampliar as formas de acesso a informações já disponíveis na página da Prefeitura, além de tornar a busca mais didática, dinâmica e prática. É o que explica o superintendente da SMU, arquiteto Rodrigo Baranczuk.
OUÇA AQUI
Rodrigo Baranczuk, superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo.
O arquiteto Leopoldo Guimarães, da Confraria de Arquitetura e Design de Curitiba, elogia a iniciativa. “Isso diminui as distâncias entre o Urbanismo da Prefeitura e o seu público, e pode criar pontes com a equipe técnica que faz os serviços acontecerem. O potencial de comunicação é incrível”, avalia.
Postagens didáticas e atraentes
A apresentação da estrutura da SMU marcou a estreia do órgão no Instagram e permanece no destaque. “Somos uma Secretaria muito técnica e com uma carteira de serviços extensa e que, no site, demanda algum tempo de pesquisa até se chegar ao item desejado. Acreditamos que a rede social atende à maior expectativa de rapidez exigida pelo público mais jovem”, completa Baranczuk.
OUÇA AQUI
Rodrigo Baranczuk, superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo.
Por enquanto, são apresentados três conteúdos diferentes a cada semana. A maioria deles nasce das dúvidas mais frequentes do público - manifestadas nas consultas agendadas presencialmente ou por videoconferência, via Álvaro (o chatbot da SMU) ou e-mail. Os Núcleos Regionais do órgão também colaboram com sugestões.
A fim de tornar a navegação mais leve, a SMU também se vale das cores. Algumas têm significado especial e remetem à época das guias impressas coloridas. Assim, o azul foi associado ao Departamento de Uso do Solo e o amarelo ao Departamento de Edificações. O verde ficou com o Cadastro Técnico e o laranja, com o de Fiscalização. Já para Conselho Municipal de Urbanismo ficou estabelecido o cinza, enquanto o Conselho do Patrimônio foi associado à cor roxa.
OUÇA AQUI
Rodrigo Baranczuk, superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo.
Para facilitar a solicitação de serviços logo após a navegação, o link na bio leva o usuário para a página desejada ou o Mapa Cadastral.