Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Artes plásticas

Nova exposição no MuMA reúne obras inspiradas no elemento químico oxigênio

Nova exposição no MuMA reúne obras inspiradas no elemento químico oxigênio. - Na imagem, Exposição Oxigênio Cintia Kava. Foto: Divulgação

 

Com poéticas e técnicas variadas, oito artistas se reuniram para apresentar suas criações na exposição coletiva Oxigênio, utilizando esse elemento químico vital como fonte de inspiração. A mostra foi inaugurada no sábado (9/4), às 10h, no Museu Municipal de Arte – MuMA, no Portão Cultural.

Compõem a coletiva os artistas Ana Serafin, Márcia Dalcin, Ana Procopiak, Faisal Iskandar, Regina Azolin, Cíntia Kava e a dupla de multiartistas Alexandre Linhares e Thifany F. que fará uma ação performática.

“Os artistas se combinaram em torno de dois átomos de oxigênio que unidos formam o O² e depois de muitas inspirações e expirações cada artista com a mente e corpo ‘oxigenados’ foi desenvolvendo sua poética em gestos gráficos, fotográficos e pictóricos”, explica a artista e curadora Ana Procopiak.   

Os processos de criação são diversos. O olhar fotográfico singular de Faisal Iskandar, por exemplo, capta os grafismos, formas e abstrações que se escondem na urbe e escapam ao olhar comum, envolvendo-os num imenso universo de ar azul.

Ana Procopiak explora as transformações provocadas pelo agente oxidante O² numa superfície de ferro onde riscos, manchas, formas, texturas vão se formando pela ação do tempo e registra fotograficamente as transformações da superfície ferrosa.

Outras exposições para visitar

O MuMA está com outras exposições em cartaz e que merecem uma visita. É o caso da mostra Univers9, inaugurada no último dia 26 de março por um grupo de nove artistas.  A mostra reúne 75 obras de Ângela Muggiati, Carmen Fortes, Daniela Veronesi, Denise Abujamra, Eliane Dumke, Francinete Alberton, Márcio Wantroba, Sonia Mota e VeraLu.

Os trabalhos se dividem em técnicas diversas: acrílica, óleo sobre tela, fotografia manipulada, papelografia, apropriação de materiais, projeção de imagens, vídeo arte, arte sensorial e uma instalação em linho puro com sublimações e memórias aplicadas.

Arte Digital

No Espaço de Arte Digital do Museu está a exposição “Tecnogênese”, elaborada a partir da vivência da artista Ana Bellenzier junto aos pesquisadores do Laboratório Central do Paraná – LACEN. O material apresentado veio do acompanhamento de uma pesquisa, ainda em andamento, que investiga genes de resistência a antibióticos em bactérias causadoras de surtos alimentares no estado do Paraná.

Retrospectiva

Na Sala Célia Neves Lazzarotto, Denise Roman apresenta uma retrospectiva dos seus 43 anos de carreira. Mais de cem obras, nas técnicas de litogravura e gravura em metal, estão reunidas na mostra que celebra a arte desta gravurista, uma das mais criativas e talentosas artistas paranaenses da atualidade.

Completando o rol de atrações visuais do MuMA, o público pode conhecer também a instalação “Travessias”, que consiste em dois murais da artista plástica Guita Soifer. A artista criou obras especificamente para ocupar os muros externos do Portão Cultural, aplicadas na técnica lambe-lambe, uma modalidade de “street art”. A artista propõe o uso do espaço aberto integrando os desenhos na paisagem urbana.

 

Serviço: exposições MuMA Oxigênio

Denise Roman - Retrospectiva – Sala Célia Neves Lazzarotto – Até 22 de maio
Univers9 – Sala 1 – Até 29 de maio
Tecnogênese – Sala de Arte Digital – Até 12 de junho
Travessias – Área externa do Museu – Até 3 de julho

Museu Municipal de Arte – MuMA (Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural)
Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (41) 3329-2801