Ir para o conteúdo
Parceria pela cidadania

Nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social toma posse em Curitiba

Presidente da FAS prestigia posse da nova diretoria do CMAS. Curitiba, 10/02/2026. Foto: Sandra Lima

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, participou nesta terça-feira (10/2) da posse da nova presidência do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizada durante reunião extraordinária do colegiado. Quem assume a presidência do conselho na gestão 2026-2027 é Cintia Aumann, diretora de Proteção Social Básica da FAS.

Com a posse, a presidência do CMAS passa a ser ocupada por um representante governamental, depois do primeiro ano da gestão ter sido dirigida por representantes da sociedade civil. Durante a cerimônia, também foi eleita a vice-presidente do biênio, Antônia Liliane Lima Rodrigues, representante da sociedade civil, assistente social e servidora da FAS, indicada pelo Conselho Regional de Serviço Social.

“A função que vocês passam a ocupar não é apenas formal. Ela representa compromisso público, escuta qualificada e a defesa permanente da política de assistência social e dos direitos de quem mais precisa”, disse.

O presidente da FAS destacou a trajetória e a importância do CMAS como espaço de controle social e participação democrática. Ele também reafirmou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da assistência social e com o diálogo institucional. “Temos desafios importantes, mas eles só podem ser enfrentados com diálogo, planejamento e parceria. Contamos permanentemente com o CMAS como um aliado estratégico, crítico e propositivo”, reforçou.

Renan lembrou ainda avanços desde 2025 para o fortalecimento do conselho, com a estruturação de uma equipe técnica própria e a garantia de um espaço físico adequado para o funcionamento do conselho.

Gestão com diálogo

Ao assumir a presidência, Cintia Aumann destacou a importância de uma gestão baseada no diálogo e com foco no usuário da política pública. “Precisamos olhar para o usuário final e garantir que a política de assistência social esteja, de fato, atendendo a população lá na ponta. Esta será uma gestão de conversa, de aprendizado coletivo e de construção conjunta”, afirmou.

Já a vice-presidente eleita, Antônia Liliane Lima Rodrigues, ressaltou que seu trabalho no CMAS será voltado à ampliação da qualidade dos serviços da assistência social na capital.

O conselho

O CMAS é composto por 18 conselheiros titulares e 18 suplentes, representantes do poder público municipal e da sociedade civil. O órgão tem como missão discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados em Curitiba.

A FAS oferece assessoramento técnico e infraestrutura para o funcionamento do CMAS.