Ir para o conteúdo
Serviço de convivência

Crianças e idosos do Cras Umbará vivenciam experiência gastronômica e contato com a natureza

Crianças e idosos do Cras Umbará vivenciam experiência gastronômica e contato com a natureza. Curitiba, 21/01/2026. Foto: Sandra Lima/FAS

Crianças e pessoas idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Umbará, da Regional Bairro Novo, participaram, nesta quarta-feira (21/1), de um passeio ao restaurante Evíssima, localizado em uma chácara no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

O grupo, formado por 16 pessoas, entre elas oito crianças com idades entre 7 e 12 anos, vivenciou uma experiência diferente da rotina. Além do almoço, eles puderam conhecer a área verde da chácara, observar animais como aves, coelho, cabra e cavalo, e participar de momentos de brincadeira ao ar livre.

Para muitas das crianças e idosos, foi a primeira vez em um restaurante desse tipo. Durante o almoço, o grupo se surpreendeu com a variedade de pratos e com a possibilidade de escolher o que e quanto quisessem comer.

A coordenadora do Cras Umbará, Rosimeri Sambay, explicou que o passeio faz parte de um projeto iniciado em 2025, que busca ampliar o repertório cultural e social dos participantes do SCFV. “Eles precisam conhecer a cidade, entender que existem outras formas de vida além da região onde moram. Incentivamos a estudar, a sonhar e a ocupar outros espaços”, afirmou.

De acordo com Rosimeri, a primeira ação do projeto foi uma visita ao Restaurante Popular do Pinheirinho. “Nosso público é vulnerável e, muitas vezes, não tem acesso a restaurantes. Eles amaram a experiência. Depois, ainda foram brincar na Praça Zumbi dos Palmares”, lembrou.

Patrocinador

A visita foi oferecida com o apoio de um patrocinador, que preferiu não se identificar e fez o pagamento diretamente ao restaurante. “Quando saímos, gosto de mostrar para eles a cidade. Trazer o grupo para um ambiente mais requintado é mostrar que eles podem, que pertencem a esses espaços. Trabalhamos cidadania e queremos que conheçam Curitiba”, destacou a coordenadora. “Muitas das pessoas que vieram hoje talvez não consigam acessar um local como este por conta própria.”

Para as crianças, a tarde foi empolgante. João Pedro da Paixão Pereira, de 10 anos, achou o passeio “muito legal”. “Gostei dos animais, principalmente do coelho. A comida também estava boa. Comi arroz, carne e quirera. E é muito bom ter amigos pra brincar junto”, disse.

O passeio também foi marcante para Esmael Michel Jean Pierre, de 9 anos, brasileiro e filho de haitianos. “Gostei de tudo, da comida, dos animais e das brincadeiras. Comi quatro vezes e gostei mais do torresmo. Dos animais, gostei mais da cabra e do coelho”, contou. Morador de Curitiba desde os cinco anos, ele disse que o Brasil é o seu país do coração.

Entre os idosos, a experiência também foi positiva. Maria Aparecida Bueno, de 55 anos, aprovou o passeio. “A comida estava boa e tem um monte de bichinho, lago… Eu gosto de lugar assim”, afirmou a mulher que trabalha na coleta de materiais recicláveis.

A mãe de uma das crianças atendidas pelo Cras, a venezuelana Derlynis Raquel Chirinos Castillo, também acompanhou o grupo e falou da experiência. “Gostei de tudo no passeio, da comida, de ver as crianças brincando e de poder desfrutar do lugar”, disse.

O Cras Umbará mantém atualmente três grupos do SCFV, sendo dois voltados para pessoas idosas, com atividades de artesanato e canto, e um grupo para crianças de 7 a 12 anos. Ao todo, 34 pessoas participam das atividades, que têm como objetivo fortalecer vínculos familiares e comunitários e promover a convivência.