Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cuidado e afeto

No Dia dos Avós, pacientes internados no Hospital do Idoso vão receber cartas de "netos por um dia"

Voluntários escrevem cartas a pacientes internados no Dia dos Avós no Hospital do Idoso. Foto: Anya Colman/Feas

Neste sábado, 26 de julho, data em que se celebra o Dia dos Avós, o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza) promove um gesto de afeto que promete aquecer corações. A campanha “Seja neto por um dia” mobilizou voluntários para escrever cartas carinhosas a pacientes internados que não têm familiares por perto.

Funcionários, equipe de voluntariado e até visitantes participam da ação, transformando palavras em abraços e levando um sopro de carinho e companhia aos pacientes neste dia especial. A diretora-executiva do Hiza, Cristiane Uyeno, destacou que a ação reforça o compromisso institucional com um atendimento humanizado.

“Celebrar o Dia dos Avós em um ambiente de saúde é muito mais que uma ação simbólica. É um gesto de respeito, cuidado e valorização da história de quem veio antes e um lembrete poderoso, para todos, de que envelhecer é uma conquista”, afirmou a diretora.

Cerca de 50 pacientes receberão as mensagens escritas pelos voluntários. Para os pacientes que têm familiares próximos, o Hospital permitirá, excepcionalmente, a entrada de netos com idades entre 5 e 12 anos durante a visita das 9 horas da manhã do sábado. A visita dos pequenos será restrita aos idosos internados nas enfermarias.

A programação especial não para por aí: a equipe de nutrição irá preparar biscoitos decorados para o lanche, como um mimo para marcar a data.

Mobilização coletiva

A ação envolve diversos setores do Hospital do Idoso, incluindo a Comissão de Humanização, a equipe multiprofissional e o voluntariado.

Para a coordenadora da equipe multiprofissional, Regiane Borsato, “ações como essa contribuem para quebrar a rotina hospitalar, reduzem a ansiedade e ainda fortalecem os vínculos entre paciente, equipe e familiares.”

Segundo ela, os efeitos positivos se estendem também aos profissionais: “É visível a mudança no humor da equipe. Todos se envolvem e se sentem motivados”, observa Regiane.

O Hospital do Idoso conta com uma Comissão de Humanização que acompanha as histórias dos pacientes e propõe iniciativas para tornar o período de internação mais acolhedor.

Sobre o hospital

Inaugurado em 2012, o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns é pioneiro na assistência a pessoas idosas, sendo referência em atendimento humanizado. Conta com 145 leitos, dos quais 115 são de enfermaria e 30 de terapia intensiva (UTI). Em 2024, foram realizadas mais de 7,8 mil internações e 2,7 mil cirurgias.

Sobre a Feas

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) é uma fundação pública vinculada à Prefeitura de Curitiba e atua sob as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A instituição é responsável pela gestão do Hospital do Idoso e de outras 29 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paranaense, prestando serviços à população com foco na qualidade e na humanização do cuidado.