Todas as quartas-feiras, no início da manhã e da tarde, 188 escolas municipais de Curitiba param por 20 minutos para um momento de leitura simultânea. A ação é chamada Momento Literário e é prevista pelo projeto Curitiba Leitora, da Secretaria Municipal da Educação (SME).
O projeto foi estabelecido pela assinatura do Decreto 1.418 pelo prefeito Eduardo Pimentel em junho de 2025, e tem como objetivo a formação de senso crítico e da capacidade de reflexão dos alunos com o hábito da leitura, que amplia o vocabulário e repertório cultural.
O projeto atende as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais, considerando a faixa etária e os níveis de aprendizagem de crianças e estudantes. A ação foi instituída em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, nos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e no âmbito das superintendências da secretaria.
“Curitiba Leitora é uma forma de ir além do básico e inspirar as crianças a imaginarem diferentes possibilidades e desenvolverem a concentração, a criatividade e o raciocínio”, explicou o secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto. “A leitura tem um impacto positivo no aprendizado das crianças, por isso a criação do hábito é tão importante”, reforçou.
Promover a leitura e fortalecer vínculos
As atividades do projeto Curitiba Leitora são realizadas em escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e organizadas de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar.
O Momento Literário é realizado semanalmente nas escolas e todos os dias nos CMEIs, com leitura feita por professores, mediadores ou membros da comunidade convidados.
Curitiba Leitora também foi uma forma de fortalecer o vínculo com a comunidade, por meio de duas ações. O Me Conta uma História… promoveu encontros de leitura nos CMEIs e núcleos regionais com participação de famílias, crianças e da comunidade. O Domingo no Centro Literário, realizado no evento Domingo no Centro, oferece a todos atividades de fomento à leitura, fortalecendo laços culturais e educativos.
A ação também se expandiu para o universo virtual, alcançando o público escolar por meio de vídeos institucionais realizados e compartilhados pelas redes sociais da secretaria, apresentando o programa e a importância da leitura, inspirando professores e famílias a se engajarem no movimento.
Bibliotecas e Faróis
As atividades realizadas em bibliotecas escolares e temáticas e nos Faróis do Saber também integram o Curitiba Leitora e têm papel importante na manutenção da cultura literária da cidade. Além dos títulos para empréstimo gratuito, os espaços contam com ações para alunos, professores e pessoas da comunidade que tenham interesse. As programações incluem rodas de leitura, oficinas, murais e jogos promovidos pelos agentes de leitura nas dez regionais, inclusive aos fins de semana, gratuitamente.
A Casa das Bruxas (Bosque Alemão), a Biblioteca Hideo Handa (Praça do Japão) e o Memorial Árabe (Farol Gibran Khalil Gibran, ao lado do Passeio Público) têm tradição em contação de histórias e opções de histórias para bebês, crianças, famílias e turistas.