Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rede de Proteção Animal

Mutirões de castrações de cães e gatos chegam às regionais Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista

Mutirões de castrações de cães e gatos chegam às regionais Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista. Foto: Divulgação

Moradores das regionais Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista vão poder fazer o agendamento gratuito, a partir das 12 horas desta quarta-feira (21/6), para os mutirões de castrações gratuitas de cães e gatos. Os agendamentos devem ser feitos pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba, na área de eventos. As castrações vão acontecer no mês de julho.

Serão disponibilizadas 7.500 vagas nas três regionais (2.500 para cada uma). O primeiro mutirão será feito entre os dias 3 e 14 de julho, no Distrito de Manutenção Urbana Pinheirinho, na Rua Elói Orestes Zeglin, 460, Pinheirinho.

Na Regional Boqueirão, as castrações gratuitas de cães e gatos serão feitas no período de 10 a 21 de julho, na lateral da Rua da Cidadania do Carmo.

De 17 a 28 de julho o mutirão das castrações será levado à Regional Boa Vista, no salão da Paróquia Santa Cândida, Rua Theodoro Makiolka.

Caximba

Neste mês de junho, durante as ações do Mês do Meio Ambiente, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba estava com o castramóvel (unidade móvel de castração) na Comunidade São João Batista, no Caximba. De 5 a 16 de junho, foram esterilizados 1.590 cães e gatos de moradores da Vila 29 de Outubro, famílias que no futuro serão beneficiadas com novas moradias dentro do projeto Bairro Novo da Caximba. Os integrantes da Família Folhas também participaram do mutirão dando dicas de sustentabilidade e sobre a adoção responsável de animais.

Cronograma

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove periodicamente os mutirões de castração de cães e gatos como parte da política pública de proteção animal de Curitiba. As ações de castração vão acontecer em todas as regionais da cidade até o final do ano. A divulgação da agenda é feita sempre com antecedência pelo site da Rede de Proteção Animal e pelo Instagram @protecaoanimal.curitiba.

“Esse é um serviço que ajuda no combate ao abandono de cães e gatos nas ruas da cidade”, explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Como participar

Podem participar das cirurgias cães e gatos de ONGs, protetores independentes e tutores elegíveis e moradores dos bairros das regionais Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista com animais de 5 meses a 8 anos. 

Os interessados devem estar com os cadastros em dia junto à Rede de Proteção Animal e atender aos requisitos de participação.

Procuração eletrônica

Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer. 

Além da legislação, lembra o diretor, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal. 

Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados ao que levam para castração até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados. 

Programa municipal

Desde 2017, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba promove, entre outras atividades, as ações de castração de animais como política pública para promoção da saúde única e evitar o abandono de crias indesejadas. Desde então, mais de 95 mil cães e gatos foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita.