Nesta sexta-feira (23/5), o Instituto Municipal de Turismo (IMT) esteve na reunião que marcou a retomada do Movimente Curitiba Gastronômica, na sede do Sebrae. A iniciativa, que reúne instituições e lideranças do setor, volta ao centro das discussões com a missão de fortalecer o posicionamento de Curitiba como polo gastronômico nacional e alinhar ações concretas.
União define futuro da gastronomia curitibana
O Movimente Curitiba Gastronômica nasceu como uma resposta aos impactos da pandemia no setor de alimentação, reunindo esforços para fomentar a gastronomia local e estreitar o diálogo entre estabelecimentos, entidades e consumidores. Desde então, se consolidou como uma plataforma colaborativa que articula eventos, campanhas e estratégias para o crescimento sustentável da área.
Durante o encontro, os participantes revisaram o mapa estratégico elaborado em 2023 e começaram a desenhar o plano de ação para o biênio 2025/2026. A proposta é construir uma agenda integrada que impulsione a gastronomia curitibana por meio de promoção, qualificação e inovação. Para Elaine Leal, assessora de projetos estratégicos no IMT, esse movimento está alinhado às diretrizes maiores da cidade.
“O turismo tem grande interface com a gastronomia. Muitos viajam e fazem questão de experimentar a comida local, porque é um produto importante para quem visita uma cidade. Em muitos casos, a gastronomia é o principal atrativo do destino. Por isso, estamos dando ênfase à gastronomia curitibana, retomando o Movimente Curitiba Gastronômica”, ressalta Elaine.
Elaine ainda explica que o programa faz parte tanto do plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel quanto do Plano Municipal de Turismo. “A ideia é construir, com todos os parceiros, um plano estratégico para fortalecer o setor, buscar recursos e dar mais identidade e empoderamento à gastronomia da cidade”, finaliza.
Além da participação do IMT, a reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Sebrae, Abrasel, Senac, Fecomércio, Associação Amigos da Onça (AAOnça), Bom Gourmet, Rede Empresarial do Centro Histórico, Procerva e lideranças do trade turístico e gastronômico.
A expectativa é que, com o reforço dessas parcerias e um plano bem estruturado, Curitiba avance no reconhecimento de sua diversidade gastronômica — tanto pela criatividade dos seus profissionais quanto pela capacidade de mobilização do setor.