Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Motoristas passam por capacitação para transporte de pessoas com deficiência

Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência: capacitação para atendimento no Transporte Acesso. Curitiba, 05/08/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu nesta sexta-feira (5/8) um curso de capacitação para motoristas e atendentes de ônibus do Transporte Acesso, serviço da Prefeitura que fornece transporte gratuito para PcDs de Curitiba.

O encontro, que reuniu 28 profissionais do transporte, aborda normas do serviço, tratamento adequado aos usuários (clique aqui e veja a cartilha sobre o tema), procedimentos de acesso e medidas a serem tomadas em caso de emergência de saúde durante o trajeto.

A capacitação é realizada semestralmente, para manter a qualidade do serviço. Os motoristas pertencem ao quadro funcional das empresas que operam o transporte coletivo da capital.

Atendimento

A Transporte Acesso tem 1.400 usuários cadastrados e faz em média 1.500 atendimentos por mês.

Trata-se de um serviço porta-a-porta, gratuito, destinado ao transporte com fins de saúde (consultas, exames, sessões, etc) ou ação socioassistencial não continuada (como abertura de conta em banco, retirada de carteira de identidade, etc).

A linha tem nove micro-ônibus acessíveis para o transporte de pessoas com deficiência, operados por 28 motoristas e atendentes.

Público

O serviço atende pessoas com deficiências física, intelectual, autismo e visual recém-adquirida, pegando o usuário em casa, levando até o local de destino e fazendo o caminho de volta.

Em decorrência disso, o trajeto é bastante flexível, variando diariamente, de acordo com as necessidades das pessoas a serem transportadas. A logística é organizada pela Central de Transporte do departamento da PcD.

Há atendimentos permanentes –  como os que atendem, por exemplo, usuários com sessões de fisioterapia semanais num mesmo local – e avulsos (para assuntos esporádicos).

Cadastramento

Para utilizar o serviço é preciso fazer o cadastro no Cras (Centros de Referência de Assistência Social) da região onde mora. (Clique aqui e veja os endereços em Curitiba.)

Os requisitos para usufruir do benefício são: renda máxima de 1 salário-mínimo per capita e residência na capital. 

Mais informações:

Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Rua Schiller, 159, Cristo Rei
Telefone: (41) 3221-2262
E-mail: contatosedpcd@pmc.curitiba.pr.gov.br