Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ouvir o cidadão

Moradores engajados conquistam asfalto novo em rua de ligação entre Hauer e Boqueirão

Obras de reciclagem asfáltica de 930 metros, na Rua Professor José Nogueira dos Santos, Hauer/Boqueirão. Curitiba, 25/08/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O protagonismo de moradores do Hauer e do Boqueirão fez virar realidade um desejo coletivo: a Rua Professor José Nogueira dos Santos, ligação entre os dois bairros, está recebendo 930 metros de asfalto novo, no trecho entre as ruas Frei Henrique de Coimbra e Rua Evaristo da Veiga.

A obra, indicada como prioridade pela população durante o programa de audiências públicas Fala Curitiba, integra o plano da Prefeitura de recuperar 500 km da malha viária da cidade até o fim da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, em 2028. A meta são 125 km de obras por ano.

 


Mobilização

A iniciativa de apresentar a pavimentação da rua como uma das prioridades do bairro teve entre as mobilizadoras Kátia Priscila do Espírito Santo, síndica de um condomínio no Hauer que incentivou a vizinhança a participar das audiências públicas e defender a obra coletivamente.

Iniciadas em 20 de agosto, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, as melhorias acontecem pelo método de reciclagem do asfalto, uma técnica que transforma ruas com asfalto primário, conhecido como antipó, em vias com pavimento de boa qualidade.

O processo começa com a remoção da camada de antipó danificada e o reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Em seguida, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento. Geralmente, a via recebe mais de uma camada e, por último, a sinalização, que é feita após o tempo necessário para garantir segurança, aderência e durabilidade do material, conforme critérios técnicos estabelecidos.

Postagem no Instagram


No preview available
No preview available
Imagem


Cada etapa desse trabalho foi acompanhada pelos moradores. A notícia das melhorias também foi divulgada por Kátia, que usou as redes sociais para anunciar a conquista e agradecer o envolvimento da comunidade no Fala Curitiba.

“Começou a revitalização da Rua Prof. José Nogueira dos Santos (Hauer)! Promessa cumprida! Nosso bairro agora ganha mais cuidado, mais valor e mais qualidade de vida. Obrigada a todos que acreditaram e estiveram ao meu lado nessa caminhada. Só nós sabemos o quanto lutamos para chegar até aqui!”, postou Kátia.

Kátia explica que mobilizar a comunidade foi uma forma de transformar em atitude o que antes era apenas reclamação dos moradores. Na opinião da síndica, a requalificação vai contribuir para desafogar ruas paralelas, como a Paulo Setúbal. “É uma rua residencial linda, com casas antigas e novas, escolas, e que precisava dessa atenção que chegou. Conquistamos muito mais que uma simples obra: valorizamos cada imóvel e o bairro. Teremos uma rua com trânsito melhor, sinalização de ponta a ponta, o que traz mais segurança, mais educação no trânsito e maior qualidade de vida para todos”, completou Kátia.

Alegria dos moradores

Mesmo antes da conclusão – prevista para o fim da próxima semana –, os moradores já demonstram alegria com o novo asfalto. A dona de casa Luciane dos Santos e o marido, o aposentado Elias Correia dos Santos, acompanham da sacada de casa o andamento das obras, que avançam quadra a quadra, com bloqueios parciais no trânsito. Com quase quatro décadas de história no bairro, eles aguardavam a obra com ansiedade.

“Nossa rua era terrível, estava bem difícil se movimentar aqui. Agora a gente vê que está sendo bom, é motivador ver esse trabalho na nossa rua”, disse Luciane.

Elias elogiou o ritmo das obras. “Eu achava que ia demorar um mês, mas começou na sexta-feira e no sábado já estava quase tudo pronto, só faltava um pedacinho. Hoje, segunda-feira, já terminou tudo.”

O mecânico Jeremias Soares, proprietário da FC Auto Mecânica, comentou a necessidade de a rua receber novo asfalto.

“Já não tinha mais asfalto, era só remendo. A melhoria trouxe uma rua boa, valorizou o imóvel. Além disso, mostra que não estamos esquecidos no bairro”, afirmou Soares.