A Prefeitura de Curitiba está recuperando mais de 2,5 km do pavimento de duas ruas da Regional Portão. Os trabalhos são realizados por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) nas ruas Itacolomi e Carlos Blanck, ambas no bairro Portão.
Na Rua Itacolomi, a intervenção ocorreu no trecho entre as ruas João Bettega e Doutor João Tobias Pinto Rebelo, em uma extensão de 1.860 metros.
O trabalho de fresa e recape já foi finalizado e a próxima fase será de fazer a sinalização da via. Em alguns pontos, foi realizada a recuperação do pavimento de forma descontínua, já que apenas uma parte apresentava desgaste maior.
Rota do transporte coletivo
De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana, José Campos Hidalgo Neto, a rua estava com o pavimento bastante danificado em uma das faixas por ser rota de linhas do transporte coletivo. Por ali circulam as linhas 612 Portão/CIC, 671 Portão e 615 Uberlândia.
“O sistema de fresagem e recape remove a camada asfáltica desgastada e aplica nova camada que protege as inferiores e prolonga a vida útil do pavimento. Além da praticidade, o método é caracterizado pela rapidez”, explicou José Neto.
A rapidez do processo foi o que chamou a atenção do comerciante André Yan Moares Zuchinali, do comércio Adeli Embutidos.
“A rua estava com problema, apresentava alguns buracos e agora arrumaram e consertaram tudo. Ficou muito bom”, frisou André.
Adeus aos buracos
A Rua Carlos Blanck, que cruza com a Itacolomi, também está tendo o pavimento recuperado, no trecho entre João Bettega e Baldur Magnus Grubba.
A intervenção se estenderá ao longo de 720 metros. Os bloqueios de trânsito são variáveis de acordo com o andamento dos trabalhos. A previsão é concluir a ação de fresa e recape no dia 27 de agosto, se as condições climáticas permitirem.
Vinícius Paulo Furini, da empresa Flor Express – Pisos Laminados e Vidros Temperados, disse que está contente com o trabalho da Prefeitura.
“Realmente a Rua Carlos Blank estava bastante esburacada, precisando desse asfalto e nós estamos satisfeitos com essa benfeitoria”, disse o comerciante.
Caminhada segura na Rua Carlos Klemtz
Além dessas ações, a Prefeitura também está recuperando as calçadas da Rua Carlos Klemtz, importante artéria do bairro Fazendinha, que dá acesso à Rua da Cidadania, ao Bosque do Fazendinha e inúmeras empresas.
A rua recebeu implantação de travessia elevada e ilhas para melhorar a mobilidade e segurança dos pedestres, além recuperação de calçadas. As benfeitorias estão sendo implantadas a partir da rótula, na confluência da Carlos Klemtz com as ruas Rezala Simão e Alfredo José Pinto.
Ao todo serão implantados 2.181 metros quadrados de calçadas de concreto e 1.096 metros quadrados de grama nas laterais do passeio.